Via-Sacra Jovem acontece neste domingo (5)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A juventude católica da Arquidiocese de Juiz de Fora tem um encontro marcado neste domingo para juntos subirem o Morro do Cristo em mais uma edição da Via-Sacra Jovem. A concentração será às 8h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade alta.

Neste ano, a proposta é que o trajeto percorrido, além de ser um momento de oração e encontro dos jovens, seja um incentivo a caridade, afinal este é um dos pilares da Quaresma – junto com jejum e oração. O Vicariato convida os jovens a fazerem um gesto concreto no dia 5 de março: arrecadação de alimentos não perecíveis para instituições carentes da Igreja Particular de Juiz de Fora.

A programação será a mesma dos anos anteriores. A Santa Missa será celebrada às 8h30, presidida pelo Arcebispo Metropolitano e, em seguida, tem início a Via-Sacra. É importante lembrar dos cuidados com o calor, protetor solar e água são essenciais.

Corações ardentes e ansiosos

Cartaz de divulgação desta edição

Este será o primeiro grande evento do Vicariato da Juventude. Segundo o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, Padre Robert Teixeira, a expectativa para o tradicional encontro da arquidiocesana é grande. “Primeiro, de corresponder às expectativas dos jovens, principalmente aqueles que se manifestaram, no contexto do Segundo Sínodo, da necessidade um olhar mais atento para a juventude e, ao mesmo tempo, uma apreensão por ser o primeiro, né? Digo aos jovens que podem ter certeza do nosso empenho, da nossa disponibilidade para fazer, de fato, um momento muito especial”.

O sacerdote ainda frisou que o trabalho está no início. “Tenho dito a alguns grupos jovens que o trabalho de início é bem formiguinha. É ainda conhecer a realidade da juventude, como estão os grupos jovens, sobretudo, nesse contexto pós-pandemia.

Jovens de diversos locais se preparam para a caminhada. Em Guarará, Mariana Pacheco, da Paróquia Divino Espírito Santo, está animada para participar pela primeira vez. “Estou muito empolgada porque vai ser um exercício espiritual muito legal para minha quaresma. Espero que nos outros anos eu possa continuar participando, porque isso acrescentar muito na minha caminhada espiritual”, disse ela.

Convite do Arcebispo

Dom Gil sempre recorda que a Via-Sacra é uma oportunidade de reflexão sobre nossa vida espiritual e fé. Em mensagem divulgada no último final de semana, ele convida toda juventude para celebrar este momento quaresmal. Confira no link: https://www.instagram.com/p/CpGMIm6OgQG/.

Veja Também