Via-Sacra: Demonstração de amor

0

*Fonte: catedraljf.org.br

Oração, reflexão e espiritualidade fazem parte de uma das atividades importantes que os fiéis experimentam durante a Quaresma, a Via-Sacra.

A Catedral já está celebrando este momento em preparação para a festa mais importante do Catolicismo: a Páscoa, Ressurreição de Cristo.

A Via-Sacra acontece todas as sextas-feiras, antes da missa das 7h (às 6h15), ou à noite, após a missa das 19h (às 19h45).

Venha com sua família e amigos participar deste momento que relembra a entrega, o amor e o sofrimento de Jesus Cristo e, além disso, a salvação de todo o povo cristão.

Via-Sacra

Fonte: Portal Canção Nova

Realizada durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a Via-Sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o presidente lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.

Esses quadros – ou estações, como são chamados – contam a trajetória de Jesus desde o momento de sua condenação até o seu sepulcro. Aparecem em sequência: a condenação; Jesus carregando a cruz; o encontro com Maria; a ajuda que recebeu de Simão Cirineu; as três vezes em que caiu; o consolo às mulheres de Israel; a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto; o momento em que foi despido; sua crucificação; morte; a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.

Essa maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém.

Outras Informações:
Catedral Metropolitana de Juiz de Fora – (32) 3250-0700
Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X