Vaticano discute desarmamento em tempos de pandemia

Foto: Unsplash
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na próxima terça-feira, 23, o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral (DPIHD) e a Comissão Covid-19 do Vaticano, em colaboração com o Conceito Estratégico para a Remoção de Armas e Proliferação (SCRAP) da Universidade SOAS de Londres sediará o evento on-line “Avanço do desarmamento integral em tempos de pandemia”.

Representantes religiosos e pesquisadores refletirão sobre os esforços para promover um cessar-fogo global, parando a produção e proliferação de armas. A iniciativa apoia os apelos do Secretário-Geral das Nações Unidas e do Papa Francisco. O evento oferecerá à comunidade internacional e aos líderes religiosos opções concretas para seguir o caminho do desarmamento integral, em resposta à Encíclica Fratelli Tutti.

Programação

O webinar, que será desenvolvido inteiramente em inglês, consistirá em três sessões. A primeira será dedicada às apresentações institucionais. Participarão o Secretário de Estado do Santo Padre, Cardeal Pietro Parolin e o prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter K.A. Turkson. O diretor do Centro de Estudos Internacionais e Diplomacia (CISD) da SOAS University of London intervirá.

A segunda sessão tratará do direito internacional e métodos concretos para buscar o desarmamento. Membros da comunidade de desarmamento compartilharão sua experiência com comentários finais do Observador Permanente da Santa Sé na ONU, Mons. Ivan Jurkovič.

O terceiro momento destacará o papel vital que o diálogo ecumênico e inter-religioso pode desempenhar. Participarão da sessão o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Miguel Ayuso Guixot.

Também estarão presentes representantes de denominações cristãs e outras religiões. O delegado especial da Ordem Soberana de Malta, Silvano Maria Tomasi, também dará sua contribuição.

O discurso de encerramento será feito pelo Secretário do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Mons. Bruno Marie Duffé. As sessões serão moderadas pelo coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança da Comissão Covid-19 do Vaticano, Dr. Alessio Pecorario.

Apoio

O evento é organizado com o apoio de instituições da Cúria Romana, incluindo os Pontifícios Conselhos para o Diálogo Inter-religioso (PCID) e para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU), com o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM).

Também recebe o apoio da Pax Christi International, da Rede Católica de Construção da Paz, do Instituto de Pesquisa de Políticas da Universidade Católica da América e do Centro Berkley para Religião, Paz e Assuntos Mundiais da Universidade de Georgetown.

Este webinar será transmitido ao vivo através do canal do YouTube do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral: www.youtube.com/VaticanIHD.

Fonte: Site Notícias Canção Nova

Veja Também