Universidade realiza pesquisa sobre vivência da fé na pandemia

0

 “Viver a fé durante a pandemia de Covid-19” é o título da pesquisa on-line que está sendo realizada pela Pontifícia Universidade Urbaniana na África, Ásia e Oceania, ou seja, os três continentes sob a jurisdição da Congregação para a Evangelização dos Povos, da qual a própria Universidade também depende. Iniciada em 29 de junho, a pesquisa digital será concluída no dia 15 de agosto e irá procurar dar uma resposta a algumas perguntas específicas, como por exemplo: “Como os fiéis leigos viveram a fé, não tendo acesso aos sacramentos? Como os ministros sagrados alcançaram os fiéis quando o contato físico não foi possível? Como religiosos e religiosas vivenciaram o confinamento físico?”.

 “Nós, católicos – explica o professor Elias Frank, diretor do Ius Missionale, o Anuário da Faculdade de Direito Canônico da Universidade – sempre estivemos acostumados a participar da Celebração Eucarística dominical, da confissão e de outras práticas rituais, mas a Covid-19 transtornou completamente, em muitas nações e sem qualquer aviso, essa vida de fé”, visto que muitos locais de culto foram fechados por ordem das autoridades governamentais em observância às normas de saúde anticontágio.

Mas, continua o professor Frank, “a Igreja é o ‘corpo pulsante de Cristo’, construída sobre a rocha: o mero fechamento de locais de culto não pode a abalar, nem mesmo a Covid-19. A sua cabeça é Cristo e, portanto, estamos mais do que certos de que a Igreja vencerá todas as tempestades”. A experiência da pandemia leva a uma reflexão, enfatiza o diretor da Ius Missionale: “A fé católica é apenas ritualística ou há algo mais?”.

A pesquisa em andamento, portanto, tem como objetivo “compreender como as pessoas viveram a fé e reagiram ao fechamento de igrejas”. “Pelas respostas – conclui Elias Frank – esperamos entender o que significa, para os fiéis em geral, ser Igreja”. Pode-se participar da pesquisa preenchendo um formulário específico disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/F7Ri5WuoEvJyM3597

Fonte: Portal Canção Nova Notícias

Conteúdo Relacionado
X