Último domingo de agosto recorda vocação do catequista

0

Neste domingo (30), será celebrado o Dia do Catequista. A data é sempre comemorada no último domingo do mês de agosto, dedicado às vocações. Por ocasião da data, o Presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Antônio Peruzzo, enviou uma carta de agradecimento a esses voluntários que ajudam na evangelização de crianças, jovens e adultos.

“Mais uma vez estamos a celebrar o Dia do(a) e da Catequista. E outra vez tenho a alegria de lhe manifestar […] a gratidão da Igreja por sua vocação, por seu serviço, por seu ministério, por sua fé partilhada. Talvez nunca sejamos suficientemente gratos àqueles (as) que oferecem do seu tempo, dos seus afetos, dos seus dons, para partilhar com os (as) catequizandos (as) a fé que receberam e os encantos da amizade com Jesus Cristo”, afirma o bispo.

Na mensagem, Dom José Antônio Peruzzo ressalta que ser catequista é um sinal de intimidade com o Senhor Jesus e afeição aos catequizandos. “Com o Senhor se trata de Vocação. Com os catequizandos se trata de Missão. Nestas duas realidades o Espírito Santo esteve lá”.

O Presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética indica que a vida e missão dessas pessoas sejam refletas de oração. “Com muito respeito e afeto quero lhe recomendar muito zelo por sua espiritualidade. A ‘Catequista de Nazaré’ pode lhe ajudar muito a compreender que catequese não é apenas um modo de fazer. É, antes, um modo de ser. De fato, Catequese não é possível sem a ação do Espírito Santo. Técnicas pedagógicas, personalidades cativantes nunca substituem o ‘mestre interior’, o Espírito de Deus. Por isso mesmo gostaria de enfatizar: seja orante. Seja orante servindo-se da Palavra. E suas palavras serão pronúncia viva da ternura de Deus pelos seus catequizandos”.

A comissão da CNBB disponibilizou um roteiro para a celebração do Dia do Catequista 2020. Clique aqui e confira.

*Com informações do Site da Comissão para a
Animação Bíblico-Catequética da CNBB

Conteúdo Relacionado
X