Últimas Notícias
Teve início na manhã dessa terça-feira, 12 de março, em Brasília (DF), a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, iniciou o encontro destacando a sinodalidade como elemento para “alimentar a nossa sintonia nesse tempo que estamos vivendo na Igreja”.
Nesta terça-feira, 12 de março, aconteceu uma sessão solene, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), em homenagem aos 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Estiveram presentes na mesa, no plenário, o primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva; o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, e a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro de Souza.
No último dia 7 de março, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, esteve na Câmara Municipal de Juiz de Fora para falar sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano traz o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). A Audiência Pública, que foi transmitida ao vivo pela JFTV Câmara, foi uma proposição do Vereador Marlon Siqueira.
Nessa semana, de 12 a 14 de março, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontra na sede da instituição, em Brasília (DF), para a primeira reunião desse ano. Dela participam a presidência da CNBB, os presidentes das Comissões Episcopais e os presidentes dos 19 regionais da CNBB. Conforme prevê o Estatuto, o Conselho Permanente é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão diretivo, eletivo e deliberativo.
O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave de uma lâmpada amiga, que nos ajuda a ver o bem em nós e a perceber o mal, para que possamos nos converter e ser curados com o apoio de sua graça. Foi o que disse o Papa no Angelus, ao meio-dia do domingo, 10 de março, IV Domingo da Quaresma em preparação para a Páscoa do Senhor.
No meio da Quaresma, no dia 19 de março, a Igreja tira o roxo e coloca o branco para celebrar a festa de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. O Evangelho fala pouco de sua vida, mas o exalta por ter vivido segundo “à obediência da fé” (cf. Rm 1,5) e por ser um homem humilde e justo.