Últimas alterações no Episcopado Brasileiro

Foto: Dom Valdir Mamede, novo bispo da diocese de Catanduva (SP)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira (10) algumas alterações do episcopado. Dentre as mudanças estão a elevação de um território a diocese, a renúncia de um bispo e nomeações de dois bispos para diferentes dioceses.

Dom Wellington de Queiroz Vieira, bispo da diocese de Cristalândia (TO).

O Santo Padre dignou-se elevar a prelazia territorial de Cristalândia (TO) a diocese, nomeando seu primeiro bispo dom Wellington de Queiroz Vieira. O prelado já estava à frente desta Igreja particular desde 2016.

A prelazia de Cristalândia foi criada em 26 de março de 1956 pela Bula Ne quid Filiis do papa Pio XII sob a jurisdição de um Administrador Apostólico.

Situada na Região Norte e Centro Oeste do Brasil, abrange 04 municípios no estado de Goiás, 14 municípios e alguns povoados pequenos no estado do Tocantins, e, pastoralmente, inclui a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.

O Papa Francisco também acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Bernardino Marchió ao governo pastoral da diocese de Caruaru (PE) e nomeou como novo bispo dom José Ruy Gonçalves Lopes, até o momento à frente da diocese de Jequié (BA).

Dom José Ruy Gonçalves Lopes, novo bispo da diocese de Caruaru (PE).

Dom José Ruy Gonçalves Lopes é Baiano de Feira de Santana, ele nasceu em 06 de agosto de 1967, filho de José Ionilton C. Lopes (já falecido) e Romilda Gonçalves Lopes. Cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade Assunção de São Paulo em 2007 e 2008.

Foi nomeado bispo de Jequié (BA) pelo Papa Bento XVI no dia 4 de julho de 2012 e recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de setembro desse mesmo ano. Sucede a dom Bernardino Marchió, cuja renúncia ao cuidado pastoral da mesma diocese de Caruaru (PE) foi aceita pelo Santo Padre por ter chegado ao limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canônico.

Além disso, hoje dom Valdir Mamede foi nomeado novo bispo para a vacante diocese de Catanduva (SP). O escolhido foi o atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

A diocese de Catanduva estava vacante desde outubro de 2018 e contou com a administração apostólica de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo emérito de Sorocaba (SP).

Fonte: Site da CNBB