Tríduo em honra a beatificação da mártir brasileira Isabel Cristina tem início nesta quarta-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Entre os dias 07 e 09 de dezembro, a Arquidiocese de Mariana convida as paróquias e as comunidades arquidiocesanas a participar do tríduo preparatório para beatificação da Mártir Isabel Cristina, que acontecerá no próximo sábado, 10 de dezembro, às 10h, em Barbacena (MG).

Durante os três dias consecutivos de preparação espiritual, que antecedem a solenidade de beatificação de Isabel Cristina, a comunidade estará em clima de oração. Para isso, a equipe Arquidiocesana de Liturgia construiu um material de instrução para os fiéis, destinando um assunto para cada dia. De acordo com o Assessor da Dimensão Litúrgica da Arquidiocese, Padre Lucas Germano, o tríduo foi alinhado com os seguintes temas: “1° dia: Quem foi Isabel Cristina; 2° Dia: O martírio; e 3° Dia: O processo de Beatificação,” explicou.

Padre Lucas ainda destacou que rezar o tríduo pode ajudar a comunidade conhecer a história de Isabel Cristina e se preparar para o dia da beatificação.

“Desde o Cristianismo nascente sabemos que o Sangue dos Mártires fecunda a fé de novos cristãos. Vivenciar a história de uma cristã de nossa época, de nossa terra, pessoa que viveu os valores de Cristo e por acreditar nesses valores foi capaz de doar sua própria vida, é um convite também para renovar a nossa fé. A vida de uma beata é como que o Evangelho sendo vivido de uma forma muito linda e descomplicada, mostrando-nos que é possível assumir os ensinamentos do Mestre Jesus em todo e qualquer tempo”.

Confira a minibiografia de Isabel Cristina, por meio das palavras do Monsenhor Danival Milagres, Coordenador Geral da cerimônia de beatificação.

“Uma jovem que nasceu em uma família simples. Cresceu bebendo da espiritualidade vicentina. Sempre acompanhou seus pais nas conferências de São Vicente de Paula. Cresceu fazendo trabalho voluntário junto aos pobres, aos idosos, às crianças necessitadas.  Viveu a sua juventude participando da comissão de jovens, de retiros e de vários encontros. Sobreviveu nos valores da sua fé. Dava testemunho autêntico da fé, da caridade e da esperança e, sobretudo, o testemunho de uma vida casta”, descreveu o Monsenhor Danival. 

Saiba como foi o processo de beatificação de Isabel Cristina

“Seu processo de beatificação foi iniciado por Dom Luciano Mendes de Almeida, no dia 26 de janeiro de 2001. Em 2009, encerrou-se o processo na fase diocesana, uma celebração presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, na qual houve o traslado dos restos mortais da serva de Deus para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, onde se encontra até o prezado momento. Em 27 de outubro de 2020, temos a alegre notícia do Papa Francisco reconhecendo o martírio da jovem Isabel Cristina. E, neste ano, tivemos a alegre notícia da sua beatificação”, relatou o Monsenhor Danival Milagres. 

Vale destacar que a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), também realizará o tríduo preparatório para a Beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina, entre os dias 7 e 9 de dezembro. Esses três dias serão transmitidos pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana.

Baixe aqui o PDF do material de instrução do tríduo preparatório para a Beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina.

Fonte: Site da Arquidiocese de Mariana

Veja Também