Há mais de 80 anos, o povo de Santana do Deserto (MG) se reúne no dia 7 de novembro para celebrar o milagre recebido. Na ocasião é celebrada a tradicional “Missa da Lavoura”, recordando que, em 1939, após um longo período de seca, a população – que em sua maioria vivia da agricultura – se reuniu no pátio da Igreja Matriz em uma Missa de súplica. Após o momento de oração, o pedido do povo havia sido atendido.
Neste ano, a Eucaristia, declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do município, fará parte da Festa da Lavoura, que com uma programação mais extensa acontecerá entre os dias 3 e 7 de novembro, na quadra ao lado da Câmara Municipal.
A cada dia, os produtores devem levar algo para ser abençoado e partilhado. Na sexta-feira (3), às 19h, será celebrada Eucaristia pelos Santanenses falecidos. Seguido de festival de prêmios e show. No sábado, no mesmo horários, Santa Missa pelos ausentes. Na sequência, festa social. No domingo (5), a Celebração será às 10h, seguido de almoço e show de prêmios. Na segunda-feira, a Missa pelos munícipes ocorrerá às 19h. Já na terça-feira, no dia da Missa da Lavoura, dia de ação de graças e partilha a Eucaristia também acontecerá às 19h. Logo após, venda de pastéis.
A iniciativa é uma forma de preservar a tradição e a fé da comunidade santanense. Além de promover um espaço para confraternização e convivência do povo.