Terceira Revisão Sinodal movimenta foranias na Arquidiocese de Juiz de Fora

O mês de outubro, dedicado às missões, será muito importante para a Arquidiocese de Juiz de Fora. A partir desta quinta-feira, dia 19, paróquias de nossa Igreja Particular receberão a terceira revisão do Sínodo Arquidiocesano, que será feita em cada uma das 11 foranias.

O objetivo de tal revisão, realizada a cada dois anos, é reconhecer as falhas e apontar melhorias na implementação das ações indicadas pelo Documento Sinodal. “Vamos fazer uma revisão de como anda a nossa arquidiocese com relação aos compromissos que assumimos juntos no Sínodo que realizamos de 2009 a 2011. E também já preparando o segundo Sínodo que queremos realizar no ano de 2019”, ressalta o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

A reavaliação terá início na Forania São José, no dia 19 de outubro, e será encerrada na Forania Nossa Senhora das Dores, no dia 23 de novembro. Dom Gil acompanhará de perto todo o processo, estando presente em todos os encontros, juntamente com equipe arquidiocesana.

Confira, abaixo, o calendário de encontros para a segunda revisão sinodal:

Forania São José
Dia 19 de outubro de 2017
19h30 – Paróquia São José (Bicas)

Forania Santa Luzia
Dia 23 de outubro de 2017
19h30 – Paróquia São Geraldo (Teixeiras)

Forania Nossa Senhora do Líbano
Dia 25 de outubro de 2017
19h30 – Paróquia São José (Costa Carvalho)

Forania Santa Teresinha
Dia 26 de outubro de 2017
19h30 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Bairu)

Forania Santo Antônio
Dia 27 de outubro de 2017
20h – Catedral Metropolitana

Forania São Vicente
Dia 31 de outubro de 2017
18h30 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio Novo)

Forania Nossa Senhora Mãe de Deus
Dia 1º de novembro de 2017
19h30 – Igreja São Judas Tadeu

Forania Nossa Senhora da Conceição
Dia 3 de novembro de 2017
19h – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino)

Forania Senhor Bom Jesus
Dia 18 de novembro de 2017
9h – Santo Antônio do Rio Grande (Bocaina de Minas)

Forania São Miguel
Dia 21 de novembro de 2017
19h – Paróquia São Miguel e Almas (Santos Dumont)

Forania Nossa Senhora das Dores
Dia 23 de novembro de 2017
19h – Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lima Duarte)

I Sínodo Arquidiocesano

O I Sínodo Arquidiocesano foi realizado entre 13 de dezembro de 2009 e 13 de junho de 2011, sob o tema “Arquidiocese de Juiz de Fora: uma Igreja sempre em missão” e o lema “Fazer discípulos meus” (Mt 28,19).

Entre os objetivos em sua realização estavam o de “fomentar o desenvolvimento de uma Igreja missionária e colaborar para que os trabalhos e atividades pastorais sejam realizados no melhor espírito de comunhão e de fraternidade”; o alcance “de uma Igreja com mais comunhão e mais missionária”; e a revisão de “aspectos práticos como orientações pastorais para os sacramentos”, revisão das estruturas e orientações para a otimização dos serviços prestados.

Entre os frutos gerados pelo Sínodo Arquidiocesano estão a produção dos Diretórios Pastoral Litúrgico-Sacramental e Administrativo e a criação dos três vicariatos: Vicariato Episcopal para Vida e Família; Vicariato Episcopal para Educação, Cultura e Juventude (que agora é para Comunicação, Educação e Cultura) e o Setor Juventude; e o Vicariato Episcopal para a Caridade (que inclui as Diaconias Carcerária, Hospitalar e dos Enfermos e da Esperança).

Clique aqui e confira a íntegra do I Sínodo Arquidiocesano.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450