Teólogos se reúnem em Aparecida para discutir proposta sinodal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Congresso Mariológico está se aproximando, a atividade promovida pela Academia Marial de Aparecida ocorre de 31 de maio à 3 de junho. A temática trabalhada este ano, “Virgem Maria, nossa Irmã, no caminho sinodal da Igreja”, tem como proposta apontar os caminhos que a Igreja Católica está vivendo no Sínodo 2021- 2023 a partir da espiritualidade de Nossa Senhora. O sínodo é uma ação de toda a Igreja que se une com o Papa para refletir sobre diversos assuntos ligados à instituição. No sínodo 2021- 2023, a reunião prevê discussões acerca da evangelização dos fiéis em suas comunidades paroquias.

Para refletir esta temática sinodal, o XV Congresso Mariológico conta com a participação de mestres e doutores, que durante os quatro dias do encontro, desenvolvem palestras e seminários sobre o papel da Virgem Maria na Igreja Católica.

A primeira conferência é conduzida pela diretora geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e Doutora em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, Irmã Maria Freire. Ela medita a proposta, “Maria, verdadeira filha e verdadeira irmã”.

Já a segunda conferência é guiada pela doutora em teologia pela Universidade Católica de Louvain na Bélgica, Alzirinha Rocha de Souza. Ela conduz o momento “Maria, nossa verdadeira irmã, na ordem da cooperação da redenção”.

Encerrando o primeiro dia das conferências, a doutora em ciências da religião, Wilma Tommaso, conduz o momento “Maria tecida pelos fios veterotestamentários nos mosaicos de Pe. Rupnik”.

No segundo dia de palestras, a quarta conferência conta com a presença da mestra em teologia pela PUC-SP e especialista em mariologia pela Faculdade Dehoniana e Academia Marial de Aparecida, Celia Soares. A reflexão conduzida é “Com Maria, ser uma Igreja sinodal na comunhão e participação”.

Ainda quinta conferência, é realizada pelo Secretário executivo de Campanhas da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista. O tema que ajuda nas reflexões, “Com Maria, ser uma Igreja sinodal em missão”.

O doutor em história Eclesiológica e mestre em Mariologia, Frei Dilermando Ramos vai refletir na sexta conferência, “A presença histórica de Maria numa Igreja Povo de Deus”. A sétima e última conferência é realizada pelo doutor em Teologia Sistemática com ênfase em Mariologia, Frei Jonas Nogueira. Ele conclui a semana de estudos com a reflexão, “Maria no caminhar do povo”.

“Eu vou destacar durante a conferência o caminhar, a dimensão da religiosidade popular neste contexto. E para complementar esta reflexão, eu escolhi a literatura. Então, como que na literatura enquanto como registro da piedade e da religiosidade do povo de Deus, nós encontramos a mãe do Senhor. E como a articula essa compreensão da religiosidade com a própria mariologia”, destaca o palestrante Frei Jonas.

A edição deste ano acontece nos formatos presencial e online. Para aqueles que optarem pela forma online, a plataforma Zoom será o meio de transmissão da atividade. Já para os que desejam participar presencialmente, o encontro ocorre no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no complexo de acolhida do Santuário Nacional.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de maio. Neste ano, os participantes que marcarem presença nos quatro dias da atividade religiosa, recebem ao final um certificado de conclusão, é necessário acessar A12.com/congresso para garantir sua vaga.

Fonte: Site A12

Veja Também