Solenidade de Pentecostes: Festa do Espírito Santo e da Igreja

No dia de ontem a Igreja celebrou a festa de Pentecostes, descida do Espírito Santo Sobre Maria e o Apóstolos no Cenáculo. Na manhã deste domingo (9) Dom Gil Antônio Moreira presidiu tal solenidade na Catedral Metropolitana, na missa das 10h. Monsenhor Luiz Carlos, pároco da Catedral e vigário geral, esteve concelebrando, juntamente com a colaboração do diácono Waldeci Rodrigues da Silva.

Em entrevista, o arcebispo afirmou ser esta uma das mais importantes festas do calendário litúrgico. “Começa ali no cenáculo, propriamente, a Igreja, quando, fortificados pela luz e a força do alto, os apóstolos agora saem para espalhar a Palavra do Senhor. Nasce a Igreja, nasce a missão da Igreja – levar Jesus para todos. Esse dia é para nós um dia de grande importância. Podemos dizer que é o aniversário da Igreja e é, portanto, a conclusão de todos os 50 dias do tempo pascal”.

Na celebração ocorreram momentos importantes como a inauguração de mais uma área da Catedral; agora a processo de pintura parte para a reta final. Além disso, a Sociedade São Vicente de Paulo marcou presença levando cobertores arrecadados em campanha, afim de receber a benção. Deste modo exemplificando uma forma de exercitar os dons do Espírito Santo, no caso, a caridade. “Nós vamos benzer esses cobertores para que sejam levados aos nossos pobres, sobretudo aqueles que moram na rua”, contou Dom Gil antes do início da missa.

Durante a homilia, o arcebispo focou em explicar a importância do Espírito Santo. Afirmou o papel inspirador, de quem move, capacita com seus dons, e une o que é diferente, assim, constituindo a Igreja. “Ele é necessário a todo momento, em toda a vida. Devemos pedir a luz do Espírito Santo porque ele ilumina nossa mente, aquece nossa alma e nos leva para a eternidade de luz, onde tudo é Deus”, pontuou Dom Gil.

Ele também deu destaque ao fato de neste mesmo dia ocorrer lançamento da área pintada ser a dedicada a Nossa Senhora, esposa do Paráclito.

Ao final da celebração o círio pascal foi apagado, já que a solenidade marca o encerramento do tempo pascal. Logo após, foi dada a benção aos Vicentinos e aos itens arrecadados, e todos foram convidados a participarem da festa de Santo Antônio que já está sendo celebrada com a novena, sempre às 19h.