Solenidade de Cristo Rei marca fim do Ano Litúrgico e Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

0

A Solenidade de Cristo Rei, celebrada neste domingo, 22 de novembro, marca o fim do Ano Litúrgico da Igreja Católica, na 34ª semana do Tempo Comum. Instituída em 1925 pelo Papa Pio XI, a data coloca os cristãos frente à realeza do rei Jesus, que não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo, mas de acordo com a lógica de Deus. Além disso, o último domingo do ano litúrgico marca o dia dos leigos e leigas, recuperando a importância do laicato na vida da Igreja.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a data será especialmente recordada na paróquia localizada no Bairro Jardim do Sol, dedicada a Cristo Rei. No local, a programação festiva começa nesta sexta-feira (20), às 19h, com Hora Santa pelo fim da pandemia de Covid-19. No sábado (21), uma Celebração Eucarística reunirá os coordenadores das pastorais da paróquia.

No domingo (22), Solenidade de Cristo Rei, haverá Missa Solene na Matriz, seguida de carreata com a imagem do Padroeiro paroquial pelas ruas do bairro. Na ocasião, serão recolhidas doações de alimentos não-perecíveis em prol das famílias assistidas pelos vicentinos. À noite, será realizada adoração ao Santíssimo Sacramento e nova Missa, às 19h, que encerrará a programação.

Todas as atividades serão transmitidas pelo Facebook, Instagram e YouTube da Paróquia Cristo Rei. As pessoas que desejarem participar presencialmente precisam realizar agendamento na secretaria paroquial, através do (32) 3216-4524. O local funciona de segunda-feira a sábado, das 16h às 19h.

Confira a programação completa:

Dia 20 de novembro – Sexta-feira
19h às 20h – Hora Santa pelo fim da pandemia

Dia 21 de novembro – Sábado
17h – Celebração do Matrimônio na Igreja Matriz
19h – Santa Missa para os coordenadores de pastorais

Dia 22 de novembro – Domingo – Solenidade de Cristo Rei
8h – Missa festiva na Igreja São Bernardo
10h – Missa Solene na Matriz com Catequese Mistagógica de São Cirilo e Santo Ambrósio sobre o Batismo
11h30 – Carreata com a imagem de Cristo Rei pelas ruas do bairro e bênção dos veículos
*Haverá arrecadação de alimentos não-perecíveis em prol dos assistidos pela Conferência Vicentina local.
15h – Encontro Catequético com os catequizandos na Matriz
18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h – Santa Missa na Igreja Matriz

Conteúdo Relacionado
X