Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora é celebrada na Catedral

Na manhã desta quarta-feira, dia 08 de dezembro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, na Catedral.

Concelebraram o Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, o Vigário Geral da Arquidiocese e Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, o Administrador Paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, e Padre Jorge Aparecido da Silva, da Diocese de Catanduva (SP).

Em sua homilia, Dom Gil explicou que o dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado pelo Papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1854. Ele nos ensina e professa essa fé que Maria foi concebida sem pecado original, que nunca teve pecado. “Quando o Papa proclama esse dogma ele não está esculpindo uma nova verdade, mas ele está proclamando uma verdade sempre ensinada pela Igreja, que aquela que seria a Mãe do Salvador foi preservada do pecado em previsão dos méritos do Filho que haveria de nascer, que é Jesus”, destaca.

O Arcebispo também esclareceu sobre o fato de que deveria ser puríssimo aquele ser que haveria de abrigar o Verbo Encarnado, o Filho de Deus. “Maria é a nova Eva, é a verdadeira mãe dos viventes, porque se em Eva o pecado levou à morte, agora Maria, pela graça, leva à vida. Cristo vence a morte, Ele não permanece no sepulcro, mas ressuscita, portanto através do seio de Maria vem aquele que pode nos libertar de todos os pecados, inclusive da morte”, completa.

Ao final da celebração, o Padre Anchieta fez os agradecimentos à coordenadora do Terço das Mulheres, Deuziana Miranda L. Rocha, que arcou com as despesas pela restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Também ao sr. Roberto Pereira (funcionário da Catedral por muitos anos) que doou o material e mão de obra do suporte preparado especialmente para a imagem que, após a missa, foi entronizada na sacristia dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE).

Fonte: Site da Catedral Metropolitana