Solenidade da Ascensão do Senhor é celebrada na Catedral

Foi celebrada neste domingo (16), a Solenidade da Ascensão do Senhor. A festa é celebrada no 7º Domingo da Páscoa e marca a elevação definitiva de Nosso Senhor Jesus Cristo para o Céu, onde está sentado à direita do Pai. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Celebração na Catedral de Santo Antônio.

Segundo Dom Gil, esta importante festa do calendário Pascal recorda a ascensão de Jesus aos céus, de corpo e alma. “Nestes 50 dias de Páscoa, a festa da Ascensão tem um lugar muito especial, recordamos que Jesus ao final do seu ministério aqui na terra subiu para o céu, de corpo e alma, e lá está à direita de Deus Pai. Ele abre para nós o caminho da eternidade e nos ensina, portanto, como é o nosso corpo depois de glorificado”, explica.

Neste dia, conforme Dom Gil Antônio Moreira, recordamos também o 55º dia Mundial das Comunicações Sociais. “E nós recordamos neste dia que Jesus deu uma missão especial à Igreja, de anunciar a sua Palavra, o seu amor, pregar o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados, como nós estamos vivendo no nosso 2º Sínodo Arquidiocesano. Portanto a Igreja sempre missionária. Neste dia celebramos também o 55º domingo das Comunicações Sociais, o Papa Francisco nos mandou a mensagem esse ano com esse tema Vinde ver – Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão, é uma missão para todo comunicador, que deve fazer da sua missão um encontro, esta deve ser uma preocupação muito especial de todo comunicador”, completa.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora destacou também o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. “Também começamos neste dia a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Jesus quer que haja um só rebanho e um só pastor, portanto devemos desenvolver em nosso coração um diálogo com aqueles irmãos separados que ainda não andam conosco, para que possamos construir essa desejada por Cristo. ”

Nesta mesma Santa Missa da Ascensão do Senhor, Dom Gil também dedicou a celebração em sufrágio da alma de Padre Antônio Pereira Gaio, que morreu no último sábado. “Queremos agradecer pela vida do Padre Gaio, que foi chamado por Deus no sábado, que precede o dia da Ascensão, ele que viveu 89 anos e era um homem completamente entusiasmado pelas coisas de Deus. Não media sacrifícios, gostava de trabalhar, era um padre feliz, desenvolveu um trabalho excelente na nossa Arquidiocese e na nossa Catedral de Juiz de Fora. Queremos oferecer ao nosso Senhor, a vida do padre Gaio e lá no céu juntamente com seus dois irmãos Padre Martinho Gaio e o Padre José Gaio intercedam sempre pela nossa Arquidiocese e por cada um de nós. ”

Fontes: Site da Rádio Catedral de JF e da Catedral Metropolitana