Nos dias 7 e 8 de setembro, será realizado, em Brasília (DF), o XIV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude. O evento, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá como tema “A mística e a eclesiologia de Papa Francisco. Que mística e eclesiologia devem animar a ação pastoral com os jovens e o Projeto IDE?”.
Na ocasião, a Arquidiocese de Juiz de Fora será representada pelos assessores do Setor Juventude, o Padre Luiz Roberto Magalhães Leite e o jovem Alan Daniel. O encontro será conduzido por Monsenhor Antônio Luiz Catelan, membro da Comissão Teológica Internacional e Assessor da Comissão da Doutrina da CNBB.
Atualmente, o Setor Juventude Arquidiocesano trabalha na formação de jovens representantes de cada uma das onze foranias de nossa Igreja Particular. Eles serão os braços da Pastoral Juvenil – outro nome dado ao Setor Juventude – nas diversas regiões da Arquidiocese. Além disso, ajudarão na implantação do projeto “IDE”, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, e das propostas que serão fruto do Sínodo dos Bispos, marcado para 3 a 23 de outubro e que será dedicado aos jovens.
Outro importante projeto do Setor é a organização da Via-Sacra Jovem 2019, quando o evento completará dez anos na Arquidiocese de Juiz de Fora. Tradicionalmente no segundo domingo da Quaresma, milhares de pessoas participam do cortejo que sai da Igreja Nosa Senhora de Fátima, na Cidade Alta, rumo ao Morro do Cristo. Durante o caminho, há reflexões sobre os passos de Cristo durante a Via Crúcis.
“Ide!” – Clique aqui e conheça o novo projeto de Evangelização da Juventude brasileira.