Seminaristas são instituídos acólitos e leitores no domingo (18)

*Dom Gil anunciou a instituição dos Ministérios aos jovens durante a Missa dos Santos Óleos, no dia 1º de outubro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No próximo domingo, 18 de outubro, Dia Mundial das Missões, três seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio serão instituídos acólitos e leitores. Este é o primeiro passo de Alex Francisco da Silva, Marcus Vinicius Fernandes da Silva e Ronny Moreira de Oliveira rumo à consagração definitiva. Eles exercerão as funções até a ordenação diaconal.

O rito ocorrerá durante Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na Catedral Metropolitana, às 10h. A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral FM 102,3.

As ordenações diaconais dos jovens também já têm datas: Marcus Vinícius receberá o Terceiro Grau do Sacramento da Ordem no dia 7 de novembro, em cerimônia presidida por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo da Diocese de Óbidos (PA), na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage. Já Alex e Ronny serão ordenados diáconos transitórios em 31 de janeiro de 2021, véspera da abertura do triênio preparatório para o centenário da Diocese de Juiz de Fora.

Ministérios do Leitorado e Acolitato

Ambos os ministérios são conferidos aos candidatos às ordens sagradas antes da promoção ao diaconato, seja permanente ou transitório. Aqueles aos quais é concedido o Acolitato, sejam seminaristas ou leigos, auxiliam o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão, enquanto os leitores contribuem na Liturgia da Palavra.

Veja Também