Seminaristas são instituídos acólitos e leitores no domingo (18)

*Dom Gil anunciou a instituição dos Ministérios aos jovens durante a Missa dos Santos Óleos, no dia 1º de outubro

No próximo domingo, 18 de outubro, Dia Mundial das Missões, três seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio serão instituídos acólitos e leitores. Este é o primeiro passo de Alex Francisco da Silva, Marcus Vinicius Fernandes da Silva e Ronny Moreira de Oliveira rumo à consagração definitiva. Eles exercerão as funções até a ordenação diaconal.

O rito ocorrerá durante Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na Catedral Metropolitana, às 10h. A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral FM 102,3.

As ordenações diaconais dos jovens também já têm datas: Marcus Vinícius receberá o Terceiro Grau do Sacramento da Ordem no dia 7 de novembro, em cerimônia presidida por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo da Diocese de Óbidos (PA), na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage. Já Alex e Ronny serão ordenados diáconos transitórios em 31 de janeiro de 2021, véspera da abertura do triênio preparatório para o centenário da Diocese de Juiz de Fora.

Ministérios do Leitorado e Acolitato

Ambos os ministérios são conferidos aos candidatos às ordens sagradas antes da promoção ao diaconato, seja permanente ou transitório. Aqueles aos quais é concedido o Acolitato, sejam seminaristas ou leigos, auxiliam o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão, enquanto os leitores contribuem na Liturgia da Palavra.