Seminaristas participam remotamente de Missa de abertura do ano letivo

0

Na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro, foi celebrada, na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, a Missa de abertura do ano letivo na instituição de ensino. A Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, foi concelebrada pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Formador da Comunidade de Teologia, Padre José Domício da Silva, e pelo Ecônomo, Padre Welington Nascimento de Souza.

Diferente do que acontece todos os anos, a capela estava vazia; seus bancos não estavam ocupados por seminaristas. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os estudantes participam, desde 2020, das atividades acadêmicas e litúrgicas de forma remota, pela internet. Neste ano, segundo Mons. Luiz Carlos, será feita uma avaliação mensal para decidir-se o momento em que o retorno será possível. “Durante o ano, enquanto não for possível a vinda deles, nós teremos os momentos de oração e de celebração, sempre on-line, e também a orientação pastoral, a direção espiritual, e toda a orientação que é necessária ao seminarista neste tempo de formação. Graças a Deus nós conseguimos manter um contato permanente com eles.”

A expectativa de Dom Gil é que, com a chegada da vacina anti-Covid, esta realidade de ensino à distância possa mudar em breve. “Mas, não sendo possível, vamos seguir aquilo que Deus está nos propondo; a formação acadêmica, espiritual, pastoral vai ser realizada de forma on-line. Isso não deve perturbar o nosso caminhar formativo”, apontou.

Além das atividades acadêmicas e do acompanhamento individual e nas comunidades, os seminaristas participam remotamente da Santa Missa presidida pelo Arcebispo às quintas-feiras, às 7h30. A celebração é transmitida ao vivo no Facebook do Seminário Santo Antônio.

Dia de Nossa Senhora de Lourdes, protetora dos enfermos

Neste Dia Mundial dos Enfermos, quando a Igreja em todo mundo celebra Nossa Senhora de Lourdes, Dom Gil recorda que a data se torna ainda mais marcante por conta da pandemia. “Neste ambiente que estamos vivendo este dia tem um apelo especial, para que rezemos pelos doentes da Covid e pelos profissionais da saúde, pelos familiares, por todos nós”.

Colaboração: Danielle Quinelato

Conteúdo Relacionado
X