Seminaristas participam de retiro espiritual

0

Seminaristas da Arquidiocese estão em um retiro espiritual desde a manhã deste sábado (22). Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv., está coordenando os momentos de espiritualidade. “Nós vamos abordar o livro de Jonas. O chamado que ele recebeu,seus medos, angustias, contrariedades e as adversidades, para responder afirmativamente o convite ao chamado de Deus, uma vocação muito específica.”

Monsenhor Luiz Carlos de Paula, Reitor do seminário, está acompanhando este momento de oração. De acordo com ele, a experiência que será vivenciada pelos seminaristas ajudará no discernimento e preparação para o sacerdócio. “O retiro espiritual dos seminaristas é um momento importante, pois paramos para estar diante de Deus, rezar e refletir. É um momento forte durante o ano.” Monsenhor destaca que serão dias de muita oração e encontro com Deus. “Contamos com o Frei Carlos para pregar o retiro. Teremos momentos de meditação, celebração e silêncio. É (momento de) estar diante de Deus, para que o Senhor possa trabalhar o coração de cada um, e que possamos continuar nesta caminhada de discernimento e preparação rumo ao sacerdócio.”

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, celebrou a missa de abertura do retiro. Ele lembrou aos seminaristas sobre a importância deste momento além da vida de estudos e pastorais.”O retiro é um momento muito importante. De nada valeria estudar filosofia / teologia e fazer práticas pastorais, se não fosse por um grande amor a Deus, a Cristo e ao Espirito que nos inspira e nos leva para frente. Por isso, antes de se empenharem nos estudos, eles mergulham na presença de Deus para estarem unicamente. Falar com ele, escutar e ter a certeza de que Jesus anda com eles e eles querem andar com Jesus. “

O Seminarista Ronny Moreira de Oliveira está no 4º ano de Teologia. Para ele participar do retiro é fazer a experiência do deserto. “É o momento em que nós nos dedicamos a fazer a experiência do deserto. Momento de recolhimento para que possamos voltar nossos olhos para dentro de nós mesmos, fazermos uma revisão de vida, (revisão) vocacional do nosso sim a Deus e para que nós possamos, não estar afastados do mundo e das coisas, mas estar mais fortes para que no mundo possamos ser sinal de Cristo Jesus, vivo e ressucitado

O Seminarista Rafal Nascimento, 3º ano de teologia, destacou o momento como uma oportunidade de ir ao encontro do Senhor. “O retiro espiritual dos seminaristas é uma oportunidade de (fazermos)um reabastecimento, retomar a caminhada, nos colocarmos como discípulos na escutado mestre, buscando ouvir do senhor, da palavra dele através de nosso pregador que este ano é o Frei Carlos, os direcionamentos, as moções de Deus para nossa vida, caminhada e vocação.”

No final da missa o Monsenhor Luiz Carlos chamou até o altar os seminaristas do propedeutico, que receberam uma bênção especial do Arcebispo. A foto oficial do encontro pode ser encontrada em nosso facebook.

Conteúdo Relacionado
X