Seminaristas Gabriel Arcanjo e Paulo César recebem Ordenação Diaconal no sábado (28)

Neste sábado, 28 de outubro, a Catedral Metropolitana receberá mais uma importante celebração arquidiocesana: a Ordenação Diaconal dos seminaristas Gabriel Arcanjo Ferreira Junior e Paulo César Rodrigues Junior. A Missa, marcada para as 9h, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e contará com a presença de padres e diáconos.

Os vocacionados, que se conhecem há quase vinte anos, chegaram ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio após uma frutuosa caminhada na Comunidade Resgate, onde atuavam como missionários. “Pudemos viver juntos muitos desafios da vida cristã, da vida vocacional, tivemos a oportunidade de sustentar um ao outro em tantas dificuldades que passamos juntos na vida missionária, na vida pessoal. Para mim, é motivo de grande alegria estar dividindo com ele este momento, porque a nossa ordenação vai ser o concretizar de toda essa caminhada que vivenciamos juntos”, confidencia Paulo César.

Após os anos de estudos e trabalho pastoral, a preparação para a Ordenação Diaconal propriamente dita começou neste mês, quando os jovens participaram de um retiro espiritual. Realizado em um sítio localizado no Distrito de Humaitá, em Juiz de Fora, entre os dias 9 e 12 de outubro, o momento de recolhimento foi conduzido pelo Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. A temática proposta foi “o conhecimento de Jesus e as condições para segui-Lo”.

*Foto tirada durante o retiro espiritual | Fonte: redes sociais do Seminário Santo Antônio

“Foram quatro dias intensos de oração, momentos de reflexão da Palavra de Deus, momentos de silêncio, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, de oração do Santo Terço, de partilha e, o principal, que é a celebração da Santa Missa. Dom Eduardo nos ajudou a aprofundarmos sobre o entendimento de quem é Jesus e sobre as condições para segui-Lo. Destaco as reflexões que ele fez sobre os conselhos evangélicos, tão necessários para o nosso bom relacionamento com Deus e com o próximo; tão necessários para realizarmos o serviço a que Deus nos chama da melhor forma possível, e tudo para a glória de Deus”, conta Gabriel Arcanjo.

Mesmo depois do fim do retiro espiritual, a preparação para o recebimento do Primeiro Grau do Sacramento da Ordem não cessou. “Eu tenho me preparado para a ordenação diaconal já há algum tempo, porque, em vista de ter esse chamado, a gente tenta permanecer numa contínua preparação, com uma vida de um bom testemunho, com uma vida espiritual um pouco mais aprofundada, com estudos. E agora, que está se aproximando o tempo, tenho procurado estar mais recolhido, mas não esquecendo do meu serviço ao povo de Deus”, relata o seminarista Paulo.

No mesmo sentido, Gabriel fala da expectativa para a Eucaristia do próximo sábado (28). “É um momento muito importante para nós, a conclusão de uma longa preparação e o início de uma nova caminhada, que muda a nossa vida. Tenho me preparado rezando bastante e fazendo da melhor forma os trabalhos que me são confiados pelos padres formadores.”

Também tendo em vista a Ordenação Diaconal, no último dia 18 de outubro, Festa de São Lucas Evangelista, os seminaristas Gabriel Arcanjo e Paulo Cesar fizeram o Juramento de Fidelidade e a Profissão de Fé. O rito aconteceu durante Santa Missa celebrada na capela do Seminário Santo Antônio, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil.

Lemas de ordenação

Para a Ordenação Diaconal, Paulo César escolheu o lema “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10), que será o mesmo de sua Ordenação Presbiteral. “Este lema me acompanha há muitos anos na minha vida vocacional. Eu fui missionário por quase 20 anos na Comunidade Resgate, e na minha vida vocacional eu pude ver que Deus me chama – não somente a mim, mas a cada um de nós – a levar essa vida que é Cristo, a levar essa esperança que é Cristo, em meio aos sofrimentos, em meio às dificuldades, em meio às lutas, em meio às alegrias também; levar Cristo que é vida plena”, explica o seminarista.

Gabriel, por sua vez, optou pelo versículo “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). “A Virgem Maria sempre foi uma presença forte na minha vida, desde criança. Ela é um modelo de vocação e resposta. Eu tenho uma especial devoção à Nossa Senhora e quis entregar a ela a minha Ordenação Diaconal, na intenção de fazer, realmente, tudo o que Cristo Jesus me pedir. Pela intercessão da Mãe de Deus, eu espero alcançar o dom da perseverança nos caminhos da santidade, de realizar bem o serviço que Deus está me confiando; enfim, de ser um homem de Deus.”

Veja Também