Seminaristas, diáconos e presbíteros do Regional Leste 2 participam de encontro de formação

0

Com início na tarde da última segunda-feira, 22 de julho, a terceira edição do Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até um ano de ordenação reúne 60 participantes no Convívium Emaús, em Belo Horizonte (MG). Promovido pela Comissão de Liturgia do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, a programação do evento termina no dia 25 de julho.

Refletir sobre “Os Desafios da Iniciação Cristã para os futuros Ministros Ordenados” é o objetivo principal do encontro. O Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, e Padre Vanildo Paiva, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), são os assessores do evento.

*Na foto, João Carlos, Kayo e Leandro Bispo acompanhados do auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin

A Arquidiocese de Juiz de Fora é representada pelos seminaristas Kaio Cerqueira, João Carlos Ventura e Leandro de Senna Monaia, próximos aspirantes ao sacerdócio a serem ordenados diáconos transitórios em nossa Igreja Particular. Os três receberam, em 2019, os ministérios do Leitorato e do Acolitato.

No primeiro dia de programação, Pe. Vanildo fez a leitura do documento 107 da CNBB, intitulado “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. O material oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011.

O presidente do Regional Leste 2, Dom José Carlos de Souza Campos, presidiu a Celebração Eucarística na primeira noite do encontro e acompanhou a programação. Já na manhã de terça-feira (23), Dom José Luiz Majella Delgado foi o responsável por presidir a Missa e Dom Leomar Antônio Brustolin concelebrou.

*Colaboração: Túlio Veloso
Assessor de Comunicação da Diocese de Divinópolis (MG)

Conteúdo Relacionado
X