Seminarista Marcus Vinicius é admitido às Ordens Sacras

0

Na manhã desta terça-feira, 27 de outubro, o seminarista Marcus Vinicius Fernandes da Silva foi admitido às Ordens Sacras durante Santa Missa realizada na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. A cerimônia, conduzida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, aconteceu cerca de dez dias antes de o jovem ser ordenado Diácono Transitório.

A Eucaristia, transmitida ao vivo pelo Facebook, foi concelebrada pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Formador da Comunidade de Teologia, Padre José Domício Ferreira da Silva, pelo Formador da Comunidade de Filosofia, Padre Jorge Luís Duarte, e pelo Ecônomo, Padre Welington Nascimento de Souza. Alguns seminaristas também estiveram presentes.

“Hoje, com alegria, vamos admitir às Ordens o nosso caríssimo Marcus, da Diocese de Óbidos, que estuda conosco e que será ordenado Diácono no dia 7 de novembro próximo. A Igreja pede que, antes de receberem as Ordens, os candidatos sejam liturgicamente acolhidos na admissão às Ordens. Eles respondem a algumas perguntas e, então, o bispo o acolhe. Eu o acolho em nome de Dom Bernardo [Johannes Bahlmann, OFM, Bispo da Diocese de Óbidos (PA)], em nome de toda a Igreja. Rezemos neste dia, queridos seminaristas, irmãos e irmãs, pelo Marcus, a fim de que ele possa desempenhar bem aquelas Ordens que ele vai receber pela misericórdia de Deus e pelo chamado da Igreja”, disse Dom Gil no início da Celebração Eucarística.

Durante a homilia, o Arcebispo afirmou que o Evangelho do dia serve para explicar a vocação, porque fala daquele que vai assumindo tarefas, vocações, ministérios e Ordens na Igreja. “Quem vai receber Ordens está cumprindo um chamado de Deus, está dando uma resposta pública e litúrgica ao chamado que ele experimentou lá no silêncio do seu coração um dia e o qual foi trabalhando na sua alma, na sua mente, até o momento em que ele pode dizer: ‘pode me chamar, Senhor, que eu estou pronto para fazer aquilo que Vós quereis que eu faça’.

Durante o rito de Admissão às Ordens, Marcus Vinicius assumiu os compromissos de terminar a formação que o tornará apto a receber o ministério da Igreja pela Sagrada Ordem e de preparar o seu coração de forma tal que possa servir fielmente a Cristo e à Igreja. A Ordenação Diaconal está marcada para o dia 7 de novembro, às 9h, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage. A Santa Missa será presidida pelo Bispo da Diocese de Óbidos (PA), Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, e concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira.

Conteúdo Relacionado
X