Seminarista Emerson de Assis Braz é ordenado diácono transitório no sábado (3)

0

No próximo sábado, 3 de novembro, o seminarista Emerson de Assis Braz será ordenado diácono transitório em Celebração Eucarística a ser realizada na Matriz Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Francisco Bernardino. A missa, prevista para as 9h, será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada por padres de nossa Igreja Particular e contará com a presença dos diáconos permanentes e seminaristas.

Emerson foi instituído Acólito e Leitor durante a Missa dos Santos Óleos realizada na Quinta-feira Santa, 29 de março, na Catedral. No último dia 18 de outubro, por sua vez, foi admitido à Ordem Sacra e acolheu sua Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade durante celebração na Capela do Seminário Santo Antônio.

O seminarista optou pelo versículo “Se nos amarmos uns aos outros, Deus habita em nós” (1 Jo 4,12) como lema de ordenação diaconal. A escolha partiu das importantes relações que o candidato ao sacerdócio construiu durante seu caminho vocacional. “É um caminho muito bonito, que a gente pode encontrar muitas pessoas que nos ajudam a nos formar. Costumo dizer que nós somos obras de muitas mãos. Nós não somos frutos de nós mesmos, mas de muitas pessoas queridas que fizeram experiências profundas com Deus. É na relação que nós podemos experimentar a beleza de Deus”.

A preparação para a ordenação diaconal, segundo Emerson, foi feita durante todo o tempo de Seminário, onde ingressou em 2011 e no qual está concluindo o quarto ano de Teologia. Além disso, o seminarista participou de um retiro de cinco dias no Mosteiro Santa Cruz, das monjas beneditinas, de 11 a 16 de outubro. Os momentos de reflexão foram conduzidos pelo Padre Geraldo Dondici Vieira. “Rezei com as monjas, pude experimentar daquela fonte cristalina da graça de Deus que ali jorra, de uma fonte espiritual bonita. Pude experimentar Deus no silêncio e na oração de forma intensa nesses dias”.

Ao falar sobre as dificuldades enfrentadas em sua vida religiosa, ele afirma que “Deus habita na noite escura, ou seja, é nos momentos mais difíceis da caminhada vocacional que nós podemos testificar que a nossa vocação é divina, e não só meramente humana. Nós percebemos que é a vontade de Deus que sustenta a nossa frágil vontade”.

Por fim, Emerson revela sua ansiedade e expectativa com a proximidade de sua ordenação. “Todo o tempo de seminário a gente aguarda ansiosamente por este momento. Posso dizer que nesses dias estou percebendo uma grande felicidade. Minha vontade pequena e humana de ser padre se encontrou com a vontade grande, bonita de Deus, com o chamado d’Ele, não pelo meu merecimento, mas por Sua bondade infinita”.

Tríduo Preparatório

Para os dias que precedem a ordenação diaconal, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde Emerson foi batizado e crismado, preparou um tríduo vocacional. O início será nesta quarta-feira, 31 de outubro, às 19h30, na Capela Santa Clara. A comunidade sediará também o segundo dia do tríduo, no mesmo horário. O endereço é Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115 – Bairro Milho Branco.

O encerramento será na Matriz, em 2 de novembro, às 19h. Todas as celebrações contarão com a presença dos seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. A Matriz Nossa Senhora de Lourdes, onde também será a ordenação diaconal, fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 790 – Francisco Bernardino.

Conteúdo Relacionado
X