Seminarista de Juiz de Fora participa de congresso na Paraíba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Entre os dias 11 e 17 de julho, o seminarista Gabriel Florenço, do 2º ano de Teologia, participou do 4° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (Cominse), na cidade de João Pessoa (PB), representando a Arquidiocese de Juiz de Fora e o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

Durante o encontro foi abordado o tema da Missão Ad Gentes na formação sacerdotal, com conferências e oficinas voltadas para o assunto. Aconteceu também a experiência missionária de visitas às casas de algumas comunidades. O seminarista Gabriel realizou sua experiência missionária na cidade de Conde, na Paraíba. Segundo o jovem, fica no coração o testemunho das famílias visitadas e do grande enriquecimento que o congresso proporcionou.

Testemunho

O seminarista contou de sua alegria por estar representando o Seminário Santo Antônio e vivenciando momentos de aprofundamento, reflexão e estudo sobre o tema da missão. “A missão não é uma dimensão da Igreja, a igreja é missão. A missão não é uma dimensão da vocação, a vocação é missão. Quando somos discípulos somos automaticamente e missionários é o que nos diz o documento de Aparecida quando começa a usar a denominação discípulos missionários. Nesse sentido dentro de várias temáticas que foram abordadas eu digo que está sendo um momento incrível de muito aprendizado de muito enriquecimento”, relatou ele.

Segundo Gabriel, todos os regionais enviaram representantes. Mais de 250 seminaristas estão participando do evento. “Nesse sentido envio minha fala, para reafirmar que a nossa Igreja Diocesana é sempre uma Igreja em missão, porque tem consciência de que a missão é constituinte da Igreja. Nós que abraçamos a missão, que estamos nos dispondo a ser evangelizadores, precisamos ter cada vez mais essa consciência”.

Representantes do Regional Leste 2

O coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Pe. José Eduardo Aparecido Silva, e o coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), Seminarista Richard Oliveira, e outros 23 seminaristas do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram na Paraíba para refletir sobre a vida missionária da Igreja.

“Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8). Com essa frase o secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma, Pe. Dinh Nhue Nguyem OFMConv, iniciou, na terça-feira (12), o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (4COMINSE). O congresso teve como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

 *Com informações do Facebook do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e do Regional Leste 2

Veja Também