Seminário São Tiago sedia reunião da Província Eclesiástica

Na manhã da última terça-feira, 23 de agosto, bispos e padres da Província Eclesiástica de Juiz de Fora reuniram-se pela terceira vez em 2022. Seguindo a tradição de cada encontro ser sediado por uma Igreja Particular, desta vez a reunião aconteceu no Seminário São Tiago, que pertence à Diocese de São João del-Rei, mas está localizado em Juiz de Fora.

“É uma alegria para todos nós a reunião da nossa Província sendo realizada no nosso Seminário São Tiago dentro do contexto que estamos vivendo, dos seus 60 anos. Esse momento é muito rico, onde encontramos nós, os bispos, e também os padres que acompanham esse trabalho pastoral na vida das nossas dioceses”, ressaltou o bispo anfitrião, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Além dele, participaram o Arcebispo de Juiz de Fora e Metropolita da Província, Dom Gil Antônio Moreira, e o Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson Oriolo dos Santos. Os coordenadores de pastoral, vigários episcopais, representantes dos presbíteros, vigários gerais e reitores de seminários das três igrejas particulares também estiveram presentes.

Na pauta, esteve a preparação para a 59ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que começa no próximo domingo (28), e o processo de escuta nas dioceses em razão do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Também tiveram lugar informes sobre a visita ad Limina Apostolorum, agendada para outubro, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e a Novena de Natal.

Ademais, a pandemia e seus efeitos na vida eclesial continuam preocupando os bispos. “Também queremos tratar de como incentivar as nossas comunidades a participarem mais intensamente da Igreja neste período pós-pandêmico”, apontou Dom Gil Antônio Moreira.

A próxima reunião da Província Eclesiástica está agendada para o dia 22 de novembro.

Veja Também