Seminário Santo Antônio realiza encontro virtual de Discernimento Vocacional

*Imagem: Facebook do Seminário Santo Antônio
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã do último sábado, dia 28 de novembro, foi realizado, de maneira remota, o V Encontro do Dives – Discernimento Vocacional Específico – do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O momento, conduzido pelo Padre Geraldo Dondici, Pároco da Paróquia São Mateus e professor do Centro Universitário Academia, contou com a participação de 12 vocacionados.

O encontro foi marcado pela partilha da palavra de I Reis 19, 1-21 e pela reflexão sobre a vocação do Profeta Elias. “Ali, há um bom motivo espiritual e uma boa lição divina, para continuarmos sempre crescendo na nossa vocação”, afirmou Padre Dondici. O sacerdote falou aos jovens sobre três pontos do trecho bíblico. “Perseguido, ele foge, desanimado, mas é alimentado por Deus, um exemplo bonito da Eucaristia que nos alimenta no nosso caminho para a gente se encontrar com Deus”.

O encontro de Elias com o Pai, para Padre Dondici, é um caminho bonito da constante renovação vocacional. “A oração diária é a forma como vamos vendo Deus nos falar e nos conduzir sempre de forma diferente: muitas vezes na Sua Palavra, às vezes por uma pessoa, às vezes num acontecimento, neste momento da pandemia temos a chance de ouvir Deus falar também na provação. Que Deus possa também nos sustentar no nosso caminho, mesmo quando estejamos desanimados, que a Santa Eucaristia nos leve na presença de Deus para ouvir nossa missão, e assim possamos dar frutos onde Ele nos plantou”, finalizou o presbítero.

Este foi o quinto encontro do Dives em 2020, sendo que somente um, antes da pandemia, foi realizado de forma presencial. Além da pregação de Padre Dondici, a atividade foi acompanhada pelo reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelos formadores Padre Jorge Luís Duarte (responsável pelo Dives) e Padre José Domício da Silva.

Segundo o seminarista Leonardo José de Mello, que faz parte da equipe que organiza o evento, “ao longo dos encontros os padres convidados têm a missão de levar os vocacionados a refletirem sobre a sua vocação, desde o chamado até o sim para a missão”. O jovem conta que o Discernimento Vocacional por vídeoconferência está sendo um desafio. “Embora estejamos conseguindo partilhar com os vocacionados os aspectos da vocação sacerdotal e fazendo um trabalho de reflexão sobre o chamado de Deus, há uma barreira no que diz respeito à aproximação do candidato e compreensão dos seus anseios no processo. Está sendo positivo o momento dos encontros, pois estamos conseguindo reunir os vocacionados e partilhar sobre a missão de anunciar o Reino de Deus através do sacerdócio, mas há a limitação nos recursos e dinâmicas a serem utilizadas”.

O próximo Dives está previsto para o mês dezembro, mas ainda não há uma data definida.

Veja Também