Seminário Santo Antônio celebra 93 anos de fundação

Nesta sexta-feira, 1° de março, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, completa 93 de fundação.

Foi Dom Justino José de Santana, primeiro bispo de Juiz de Fora, que logo no início de seu ministério, quis fundar um seminário. Seu propósito realizou-se em 1° de março de 1926. Desde então, o Seminário formou o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora e de diversas outras dioceses do Brasil.

Em 1969, a Arquidiocese deu os primeiros passos para transformá-lo em Seminário Maior, criando o curso de Filosofia. A continuação dos estudos em Juiz de Fora e o acolhimento de seminaristas de outras dioceses marcaram este momento. Já no ano de 1971, foi criado o Curso de Teologia e isto possibilitava aos seminaristas completar todo o percurso da formação presbiteral no mesmo local.

Desde a década de 90, o Seminário acolhe para o processo completo da formação presbiteral apenas os seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora. Seminaristas de outras dioceses e de congregações são acolhidos apenas para as atividades acadêmicas, através dos Cursos de Filosofia e Teologia. O atual reitor é o Padre Roberto José da Silva.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre este dia especial, de celebrar a

Foto: Arquivo Seminário Santo Antônio

fundação deste local que forma sacerdotes para a Igreja, lembrado ainda que o momento é comumente seguido pela ordenação de novos padres, “celebramos com muita alegria esse dia 1º de março. Sempre temos feito ordenações ao redor desse dia, para também celebrar essa data. No dia 9 de março nós teremos a ordenação sacerdotal do nosso diácono Emerson, sábado às 9h da manhã, na catedral Metropolitana de Juiz de Fora”.  Assim, Dom Gil convida a todos para comemorar essa data, mais um aniversário do seminário e a ordenação de mais um presbítero.

Uma missa nesta sexta-feira às 19h, presidida por Dom Gil, celebrará o aniversário do Seminário Santo Antônio. A celebração será na Capela do Seminário. O endereço é Avenida Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.

Fonte: Site da Rádio Catedral de Juiz de Fora