Seminário Arquidiocesano celebra vida e exemplo de Santo Antônio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O ano de 2022 marcou o retorno da tradicional Festa de Santo Antônio no Seminário Arquidiocesano, com a participação dos fiéis e programação social. Além da trezena realizada a nível arquidiocesano de 31 de maio a 12 de junho, a casa de formação ofereceu aos devotos, entre os dias 10 e 12, música ao vivo e barraquinhas de comidas típicas.

Mas não há dúvidas de que o auge da festa foi a última segunda-feira (13), quando a Igreja – universal e arquidiocesana – celebrou o chamado santo casamenteiro. Pela manhã, aconteceu, na capela do Seminário, a primeira Missa do dia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A Eucaristia, que contou com a presença dos seminaristas, foi concelebrada pelo Reitor, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Vice-Reitor, Padre Antônio Camilo de Paiva, e por outros sacerdotes formadores.

“É muito significativo nós termos um seminário dedicado a Santo Antônio. Ele foi também seminarista, foi muito estudioso, tinha uma mente brilhante; estudou muito a Sagrada Escritura, se preparou para a missão que ele haveria de cumprir depois: a missão de verdadeiro missionário e também de professor, porque foi o primeiro teólogo da Ordem dos Franciscanos. Santo Antônio, portanto, é modelo para nossos seminaristas e também para os formadores, para todos nós que empenhamos para formar novos padres para servir à Igreja no futuro”, apontou Dom Gil, ressaltando os exemplos de vida e sabedoria do santo português.

Monsenhor Luiz Carlos, por sua vez, mostrou-se satisfeito com a resposta da população à festa preparada com muito carinho, depois de dois anos de isolamento social. “É com alegria que percebemos o retorno das pessoas. Agradecemos a presença, a espiritualidade, a confraternização e também a ajuda ao nosso Seminário; são muitas as doações que nós estamos recebendo. Queremos pedir a Deus, por intercessão de Santo Antonio, que abençoe a todos os que estão colaborando com a nossa festa”, salientou.

Além da celebração da manhã, o Seminário sediou mais uma Missa, no início da noite de segunda-feira, e ainda foi o ponto de partida da carreata que tomou as ruas centrais de Juiz de Fora, culminando na Catedral Metropolitana.

Clique aqui e confira mais fotos da celebração.

Veja Também