Semana Teológica reúne leigos, seminaristas e padres da Arquidiocese

0

Foi oficialmente aberta, na noite dessa segunda-feira (8), a XXVII Semana Teológica, uma iniciativa da Arquidiocese de Juiz de Fora através do Curso de Teologia do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em parceria com o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF. O evento, cuja programação está sendo realizada juntamente com a Atualização Anual do Clero da arquidiocese, reuniu leigos, seminaristas e padres no auditório Matter Ecclesiae, no Edifício Christus Lumen Gentium, prédio da Cúria Metropolitana.

A semana, que tem como tema A celebração do Mistério Cristão – “Fazei isto em memória de mim” (I Cor 11,25), trata especificamente de Liturgia. Segundo o coordenador do Curso de Teologia do Seminário Santo Antônio, Pe. Eduardo Almeida da Rocha, o assunto foi escolhido para nortear todas as atividades acadêmicas ao longo deste ano na instituição. “A temática da liturgia tem sempre uma grande relevância para nós, porque nela nós celebramos a fé e a Teologia é exatamente a busca de um aprofundamento, de uma reflexão acadêmica acerca da fé, acerca de Deus”.

Ao abrir oficialmente a Semana de Teologia, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância da discussão sobre Liturgia para todos os cristãos. “O tema deste ano de fato, além de ser muito importante, é empolgante. Porque tratar de Liturgia é tratar das coisas de Cristo acontecendo hoje, através da ação da Igreja. Cristo, como Deus, não tem passado nem futuro, Ele é presente”.

Aqueles que participaram da primeira noite do evento assistiram a uma palestra do Prof. Dr. Frei Alberto Beckhäuser, que falou sobre a “Sacrosanctum Concilium, 50 anos depois: Propostas – Conquistas – Desafios”. Dentro da programação da semana ainda estão incluídas outras conferências, mesas redondas e minicursos.

Clique aqui e confira as fotos do primeiro dia da XXVII Semana Teológica.

Outras informações:

Seminário Arquidiocesano Santo Antônio: (32) 3239-8600

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X