O salão nobre do Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora estava repleto de leigos, estudantes, professores, seminaristas e padres na noite desta segunda-feira (18). Eles participaram da abertura da 36ª Semana de Teologia que, neste ano, tem como tema “Maria na vida da Igreja”.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está em viagem, mas enviou uma mensagem de vídeo aos presentes. “ É um momento importante para refletirmos, aprofundarmos [nos] elementos da nossa fé. Este ano a semana vai versar sobre a figura de Maria, mediadora entre o céu e a terra. Deus assim quis, prometeu esta mulher, escolheu esta Virgem de Nazaré, para que o Salvador viesse. […] Quero agradecer a presença este grupo tão seleto [os palestrantes], que vem desde já nos ajudar a entender os mistérios de Deus e, neste caso a figura de Maria, na vida da Igreja”.
Refletir sobre Maria no Ano Mariano
O Reitor do Seminário Santo Antônio e coordenador do curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, destacou as expectativas para as reflexões ao longo desta Semana de Teologia no Ano consagrado a Nossa Senhora. “Organizar no ano que o Vaticano proclama que Maria Mãe da Igreja é padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. Neste momento difícil que é a questão do aborto, celebrar a mãe é algo esplendido. É muito oportuno esse momento. A Igreja nasceu do peito aberto de Cristo e Maria é a Mãe de Cristo. Esperar que nós saibamos ser discípulo a altura do que ela foi”, pontuou ele.
Ele ainda falou que o tema reúne acrescenta a dois grandes públicos. “E é importante porque essa semana ela vai estar no vértice entre a Teologia que Maria revela e a devoção popular. É um momento de edificação do simples e dos teólogos“, concluiu ele.
A palestra de abertura foi proferida pelo Professor Dr. Padre Alfonso Garcia Rubio, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro sobre o tema geral da Semana de Teologia -“Maria na vida da Igreja”. Ele destacou que “o culto a Maria aprofunda o encontro com Jesus Cristo”. Em agradecimento, ele recebeu de presente uma cesta com quitutes mineiros.
Continua nesta terça-feira com “Mariologia do Papa Francisco”
Nesta terça-feira, às 19h, a Presidente da Associação Brasileira de Mariologia, Professora Doutora Lúcia Pedrosa de Pádua, da PUC-RJ, irá ministrar a palestra sobre o tema “Mariologia do Papa Francisco”. Ela comenta sobre o impacto da abordagem diferenciada do Santo Padre sobre a Virgem Maria na sociedade. “Nós sabemos que o Papa Francisco vem convidando a Igreja e todos os cristãos a uma renovação da vida cristã passa pela dimensão social, dimensão ética. Neste sentido, esta semana e o pensamento do Papa nos convidam a olhar a figura de Maria como uma mulher comprometida com este projeto de Jesus, com esta vida nova que o cristianismo que esta vida quer trazer, não uma mulher alienada, mas aliada a uma transformação”.
Segundo ela, este pensamento traz uma novidade. “É um convite a pensar a figura da mãe de Jesus de uma maneira também ecumênica, ou seja, em diálogo com todas as confissões cristãs e de uma maneira inter-religiosa. Em diálogo com todos aqueles que se preocupam com uma transformação, pessoal, comunitária, social e que atinge inclusive como a gente vê a relação com a natureza. Aquela que soube cuidar ela também vai saber nos inspirar como cuidar de quem mais precisa e também do nosso planeta.”
A programação da semana segue até esta quinta-feira, dia 21 de setembro. Confira a programação completa clicando aqui. Lembrando que o Seminário Santo Antônio que fica na Avenida Rio Branco, 4.516, no Alto dos Passos.
Fonte: Site da Rádio Catedral de JF