Semana Santa: Paróquias da Arquidiocese celebram Semana Santa através da arte

viasacra 3
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Algumas paróquias da Arquidiocese escolheram apresentações artísticas para que os fiéis revivam a Paixão de Jesus Cristo. Teatro e concerto são as escolhas das comunidades.

Confira a programação das apresentações:

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia

Na Paróquia Santa Luzia será apresentada a tradicional encenação da Paixão de Cristo. A apresentação será na sexta-feira (18), às 20h.

O grupo de teatro da Paróquia, que se apresenta há quase 50 anos, conta com 30 atores, de 10 a 60 anos de idade e está ensaiando para a encenação desde março. Segundo o colaborador do grupo, Robson Ribeiro, os ensaios acontecem todos os finais de semana e durante a semana, de acordo com a disponibilidade dos integrantes do grupo.

Todo o figurino do espetáculo é produzido pelo próprio grupo e de acordo com Robson é feita a “Campanha dos Envelopes” para que a comunidade ajude com as despesas da apresentação. Além dessa campanha, os membros do grupo produzem um informativo (patrocinado por algumas empresas), que é distribuído no dia da apresentação.

Robson, que há 14 anos participa do espetáculo, ressalta que se dedica muito para a encenação e que se sente muito satisfeito em colaborar com o grupo. “É uma grande satisfação participar desse momento, principalmente por ser uma época em que os católicos demonstram sua fé com tanto fervor”.

A Paróquia Santa Luzia fica na Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Santa Luzia

 

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória

Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, o grupo Redentorarte participa da Via Sacra e faz a encenação da Paixão de Cristo. A Via Sacra será no dia 16 de abril, Quarta-feira Santa, às 19h e a encenação da Paixão de Cristo acontece às 20h do dia 18, Sexta-feira Santa.

O grupo Redentorarte, que foi criado há mais de 15 anos, conta com 15 integrantes. Durante as apresentações cerca de 50 pessoas são chamadas para fazer figuração.

De acordo com uma das coordenadoras do grupo, Marilene Loures, o diferencial do espetáculo como em todos os anos é a maquiagem, que fica muito próxima da realidade e a iluminação. Marilene reflete que o lema do grupo é evangelizar através da arte e destaca que o intuito do trabalho do grupo é passar a imagem viva do que aconteceu naquela época.

A Igreja da Glória fica na Avenida dos Andradas, 855 – Morro da Glória

 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Granbery

*Colaboração: Assessoria de Comunicação Pró-Música

A Orquestra de Câmara Pró-Música/UFJF será atração do tradicional Concerto de Páscoa, realizado todos os anos por músicos da instituição. O evento acontece no dia 20 de abril, às 20 horas, na Igreja do Rosário, localizada no Bairro Granbery. O concerto tem entrada franca e conta com apoio da TV Integração.

Sob regência da renomada maestrina Angela Pinto Coelho, o grupo preparou programa especial, composto por valsas de Antonin Dvorak, sinfonia de Benjamin Britten e adágio para cordas de Samuel Barber. “Será a primeira vez que irei participar do evento com a Orquestra de Câmara, e estou muito feliz. É um trabalho novo, que marca um momento muito especial.”

Segundo a maestrina, as expectativas são grandes. “É um prazer muito grande trabalhar com a orquestra, que tem um nível artístico tão elevado”, diz. “Teremos um repertório sofisticado que, com certeza, irá encantar o público.”

O Concerto de Páscoa marca a série de três apresentações especiais feitas pela Orquestra de Câmara Pró-Música/UFJF neste mês de abril. A primeira será o recital que acontece no dia 10, às 20 horas, no teatro Pró-Música/UFJF.  No dia 27, o grupo se apresenta na igreja Santa Ana, localizada no Bairro Vila Ideal, às 20 horas, com a série Música nas Igrejas, projeto que conta com apoio da TV Alterosa. Todas as apresentações têm entrada franca.

A Igreja do Rosário fica na Rua Santos Dumont, 215 – Granbery.

 

Paróquia São Mateus – São Mateus

No sábado, 12 de abril, o grupo SacrArte apresenta o seu quinto espetáculo na Paróquia São Mateus. O evento será no salão paroquial, às 19h. Cerca de 20 atores participam da apresentação. 

De acordo com informações da paróquia, este ano o grupo alterou sua estrutura e trará surpresas e inovações, sem deixar de lado a antiga proposta de sempre trazer novas histórias para o palco.  

Na apresentação do dia 12 “os atores irão abordar de maneira interativa a história de Santa Helena, a Imperatriz que encontrou a verdadeira Cruz de Cristo e os objetos da Paixão, além de construir inúmeras Igrejas na cidade de Jerusalém. Durante a peça, o público poderá se surpreender com efeitos de Luz Negra, novas aquisições de figurino e trilha sonora para cada cena”.

A Igreja São Mateus fica na Rua São Mateus, 629 – São Mateus.

 

Paróquia Beato João Paulo II – Bairro Nova Era

As comunidades que fazem parte desta paróquia poderão assistir, pela terceira vez, à Encenação da Morte e Ressurreição de Jesus. A apresentação, que possui elenco fixo de 20 pessoas, será na Sexta-feira da Paixão (18), às 20h, na Igreja Santo Antônio.

O responsável pela organização da encenação, William Mascerson da Silva, destaca o envolvimento de todas as comunidades na atividade, cuja representação será feita por pessoas que vivenciam o dia a dia da paróquia. Ele ainda conta que a grande novidade deste ano é a utilização de um “palco natural”. “A Igreja Santo Antônio fica sobre uma colina, onde faremos a encenação. Assim, todos poderão assisti-la sem nenhum problema de visualização”.

A Capela Santo Antônio fica na Rua Antônio Lopes Júnior, 613, Nova Era.

 

Paróquia Sant’Ana – Vila Ideal

Os jovens do grupo Josac (Jovens Seguidores do Amor de Cristo) serão responsáveis pela segunda edição da Encenação da Paixão de Cristo na Paróquia Sant’Ana. A apresentação será na Sexta-feira da Paixão, às 19h, na Matriz de Santa Ana. O endereço é Rua Afonso Celso, 95, Bairro Vila Ideal.

Segundo o administrador paroquial local, Pe. José Custódio de Oliveira, a encenação contará com a participação de cerca de 25 jovens e terá, como grande novidade deste ano, a representação feita por “personagens vivos”.

Outras Informações:

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia – (32) 3234-3332

Robson Ribeiro – (32) 8813-0367

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória – (32) 3215-1831

Marilene (Redentorarte) – (32) 3211-8353

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Granbery – (32) 3216-7177

Pró-Música/UFJF – (32) 3216-4787

Paróquia São Mateus – São Mateus – (32) 3232-3154

Paróquia Beato João Paulo II – Bairro Nova Era – (32) 3221-9437

Paróquia Sant’Ana – Vila Ideal – (32) 3235-5504

 

Veja Também