Semana Nacional da Família é oficialmente aberta na Arquidiocese de Juiz de Fora

No último sábado, 4 de agosto, dezenas de pessoas participaram da abertura da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Juiz de Fora. O evento, realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, abordou o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

Durante a tarde, os presentes assistiram a palestras do Padre Geraldo Dondici Vieira, do Professor Robson Ribeiro e da Mestranda Mariana Aparecida Venâncio. Os convidados falaram sobre a “Espiritualidade e Oração na Família e na Sociedade”, “A Fecundidade do Amor na Família” e “A vocação da família à santidade”, respectivamente.

O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, visitou o encontro e falou aos presentes da sua alegria na realização do encontro pela Pastoral Familiar Arquidiocesana. O pastor ainda ressaltou o valor e o desafio das famílias atualmente. “Deus nos criou para que vivamos em família e não como seres isolados. A Santíssima Trindade é uma comunidade e Deus nos cria também em três: pai, mãe e filhos. Portanto, nós somos esse reflexo da grande comunidade que é Deus. Por outro lado, é um grande desafio ser família no mundo de hoje, que está tão complicado e que às vezes quer atacar a família diretamente”.

Para o vigário episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, a Semana Nacional conclama a família a caminhar e a trazer as marcas da alegria que o evangelho apresenta. Durante o encontro de sábado, o sacerdote foi o responsável por apresentar os encaminhamentos do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial da Arquidiocese de Juiz de Fora. “Esse documento visa trazer orientações no sentido de a gente trabalhar com essa experiência que nós chamamos agora por acolhida, que é formar casais para preparar os noivos de forma mais personalizada. Ele busca criar uma proximidade maior com os noivos e possibilita espontaneidade, que cria um clima de família”.

O Guia de Preparação para a Vida Matrimonial, que está sendo elaborado pela Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar, tem o objetivo de uniformizar o processo de preparação dos noivos e deve ser lançado até o fim de 2018. Ele está sendo baseado em documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das arquidioceses de Mariana (MG) e Vitória (ES) e no livro de André Parreira sobre os Encontros de Preparação para o Matrimônio. Algumas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora já colocaram em prática a experiência por acolhida, e a expectativa é que daqui a três anos todas as comunidades a tenham implementado.

A Semana Nacional da Família é celebrada pela Igreja do Brasil entre os dias 12 e 18 de agosto e é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). As paróquias de nossa Igreja Particular prepararam programações, que serão divulgadas nos próximos dias em nosso site.