Semana de Teologia aborda “Espiritualidade no Mundo Contemporâneo”

0

A 32ª edição da Semana de Teologia foi aberta na noite dessa segunda-feira (28), no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O evento, realizado pelo curso de Teologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), vai até a próxima quarta (30). O tema que rege as atividades é “Espiritualidade no mundo contemporâneo”.

*Da esquerda para a direita, Mons. Luiz Carlos, dom Gil, Padre Camilo e Josué Sinfônio (presidente do Diretório Acadêmico de Teologia)

O vice-reitor do Seminário e coordenador do curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, explicou a importância da reflexão do tema nos dias atuais. “A Semana de Teologia emerge da necessidade daqueles que participam da semana anterior. No ano passado, os alunos propuseram que trabalhássemos o tema da espiritualidade. E parece mesmo uma inspiração divina, porque tem a ver com o nosso Sínodo, tem a ver com o Sínodo para a Amazônia, tem a ver com a Pastoral Urbana; a cidade é uma grande praça onde emergem muitas espiritualidades. E é este o significado da Teologia: ajudar o homem moderno a responder suas perguntas mais profundas”.

Para o reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, os estudos propostos pela semana acadêmica devem ser feitos à luz da Palavra de Deus. “Todos os anos nós temos a graça de realizar a Semana de Teologia. É uma alegria muito grande acolher as pessoas aqui e é muito importante aproveitarmos bem esse momento para uma reflexão à luz da Palavra de Deus, à luz da fé, de como estamos vivendo a nossa espiritualidade, como é o nosso modo de ser, de agir no mundo contemporâneo. E que assim possamos ser, cada vez mais, discípulos missionários do Senhor, comprometidos com a construção do Reino de Deus”.

*Marília (à esquerda), Valda (ao centro) e Hebe (à direita) são da Paróquia Cristo Rei

O auditório do Seminário ficou pequeno frente ao grande número de pessoas que acompanharam a abertura da semana acadêmica. Um grupo de senhoras da Paróquia Cristo Rei, do Bairro Jardim do Sol, tomou lugar na primeira fila e prestaram atenção em cada detalhe. Antes mesmo do início da palestra, Valda Nazareno já se mostrava ansiosa com a oportunidade de aprendizado. “Quanto mais formação melhor. Sempre que tenho oportunidade eu participo. Para a gente que está na caminhada de Igreja, é sempre bom”. Marília Maurício, por sua vez, disse que busca crescimento espiritual. “Gosto de atualizar, de alimentar a minha fé. Eu acho que a gente tem necessidade. Um curso desses não é possível ficar sem aproveitar”.

A conferência de abertura, com o tema “Espiritualidade e religião”, foi ministrada pelo Frei Isidoro Mazzarollo, da PUC do Rio Grande do Sul. Ele disse que os tópicos estão relacionados com a física quântica. “Esse tema toca muito de perto toda a espiritualidade cristã, que vai para além de uma religiosidade. Eu espero que os que estão aqui hoje possam levar para casa uma mensagem da importância de considerar-se membros de um corpo único que é o corpo cósmico, independentemente se a pessoa tem uma religião ou outra, um rito ou outro. Porque a espiritualidade nos une a Deus, desde que nós busquemos a verdade, que nós busquemos a espiritualidade”.

*Frei Isidoro Mazzarolo

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, conduziu a abertura dos trabalhos e acompanhou toda a palestra de Frei Isidoro. O pastor avaliou de forma positiva a reflexão proposta. “Ele despertou em nós a necessidade indispensável de ter espiritualidade no sentido em que tudo que nós fazemos deve nos levar a uma relação com Deus. Nós podemos estudar Teologia sem espiritualidade, podemos até rezar sem espiritualidade, podemos falar, pregar; mas se não houver a espiritualidade, então tudo estará perdido. É o que Cristo nos ensina: Ele é a própria espiritualidade que liga a pessoa humana a Deus. Penso que nossa Semana Teológica começou muito bem com a palestra do Frei Isidoro, que enriqueceu a todos nós com sua sabedoria e profundidade”.

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, onde toda a programação da 32ª Semana de Teologia está sendo realizada, fica na Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.

Conteúdo Relacionado
X