Semana de Oração pela Unidade Cristã 2020 convida cristãos a praticarem a acolhida

0

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) foi iniciada no último domingo, dia 24, e segue até 31 de maio. No Brasil ela é celebrada na semana que antecede a Solenidade de Pentecostes. O tema escolhido para 2020 é a inspiração bíblica contida nos Atos dos Apóstolos 28,2: “Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum”. E o lema é a expressão que se popularizou no Brasil: “Gentileza gera gentileza!”.

A celebração de abertura da Semana aconteceu na segunda-feira (25), e pôde ser acompanhada pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Em função da pandemia do novo coronavírus, o Conic informou que as mudanças foram necessárias para que todos pudessem celebrar a unidade com segurança. A CNBB integra o Conselho Nacional por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

Ao longo da Semana, estão sendo publicados diversos materiais que servem de inspiração e incentivo à unidade e, no dia 31 de maio, a motivação é que todas as comunidades, independentemente de sua tradição confessional, celebrem o Pentecostes virtualmente, compartilhando nas redes sociais o testemunho público de amor e solidariedade das igrejas em tempos de pandemia. A unidade na diversidade fortalece-nos para ações de gentileza e amor à pessoa próxima.

De acordo com a secretária-geral do Conic, Romi Bencke, “as igrejas são parte da grande Casa Comum que é a criação de Deus. As comunidades primitivas celebravam nas casas. Era ali que amigos e amigas, familiares reuniam-se para louvar e celebrar. A SOUC 2020 irá conectar essas diferentes casas, de Norte a Sul do país, pelas redes sociais. Isso porque cabe-nos cuidar da pessoa próxima e este cuidado, hoje, significa interligar-nos em espírito e oração, mediados pelas redes sociais”.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, reforçou o convite ao final da Missa do último domingo (24). “Durante toda essa semana devemos rezar nessa intenção e até rezar com aqueles que não são católicos. Rezemos uma oração ecumênica respeitando a mentalidade de cada pessoa. Esse é um desejo de Jesus, Ele quer que sejamos um só rebanho, de um só Pastor. Esta unidade é importante para que os outros possam acreditar em nós e virem participar da Igreja de Jesus Cristo.”

A programação completa da Semana de Oração pela Unidade Cristã pode ser conferida no site www.conic.org.br.

*Fonte: Site da Rádio Catedral de JF

Conteúdo Relacionado
X