Semana da Vida é realizada em sintonia com CF 2020

“Vida: dom e compromisso”. Assim como a proposta da Campanha da Fraternidade 2020, a Semana Nacional da Vida (SNV) deste ano quer dar destaque ao valor da vida humana, como dom de Deus, e à necessidade de promover o cuidado deste dom desde a concepção até o seu fim natural. A iniciativa da Igreja no Brasil ocorre de 1º a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.

“Somos convidados a viver, cada dia dessa semana, com disposição interior de levarmos o Evangelho da Vida aos corações que precisam de cuidado e atenção”, motiva o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Contexto de crises

Para o bispo, a busca pela superação de uma crise sanitária e social, na atualidade, soma-se a uma crise moral: “O Papa São João Paulo II já apontava uma causa de toda essa crise moral: um ataque desenfreado contra a família, a célula da sociedade, o santuário da vida. A família ‘é o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques que está exposta e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico’ (São João Paulo II, Centesimus annus, 39). Com a crise da família, a sociedade toda entra em colapso”.

Mobilizações

A Semana Nacional da Vida é momento de oração, celebração, partilha e sensibilização das comunidades e da sociedade para os valores da vida e da família, destaca dom Ricardo. Em todo o país as dioceses, paróquias e comunidades são motivadas a promoverem atividades voltadas ao debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, o Vicariato para a Vida e Família propôs aos agentes que, no dia 1º de outubro, todas as igrejas toquem os sinos às 12h, 15h e 18h celebrando e testemunhando a “a alegria da vida”. Já no dia 8, dedicado aos nascituros, haverá uma Missa às 12h, na Catedral Metropolitana, com bênção para as gestantes. A celebração será transmitida pela WebTV “A Voz Católica”.

No mesmo dia, às 18h, haverá Eucaristia presencial na Comunidade Menino Jesus de Praga, localizada no Bairro Poço Rico. Para participar, é necessário fazer inscrição na secretaria paroquial, através do (32) 3211-2664. Após a Santa Missa, uma carreata luminosa sairá da igreja e passará pelas paróquias São José (Costa Carvalho), Santa Rita de Cássia (Bonfim), Sagrado Coração de Jesus (Bairu), Santa Teresinha do Menino Jesus (Santa Terezinha), Nossa Senhora de Fátima (Barbosa Lage), Imaculada Conceição (Benfica), São João Paulo II (Nova Era), Nossa Senhora da Cabeça (São Dimas), Nossa Senhora da Glória (Morro da Glória) e Catedral. A iniciativa recordará os dez anos da lei nº 11.961, que incluiu no Calendário Oficial do Município o Dia do Nascituro.

Subsídio com encontros

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) oferece a cada ano o subsídio Hora da Vida, com encontros celebrativos e de reflexão sobre a temática da vida. No material, oferecido gratuitamente neste ano, há roteiros para os encontros da Semana Nacional da Vida e propostas de celebração para o Dia do Nascituro e para o dia de São Lucas, padroeiro dos médicos, celebrado em 18 de outubro.

Programação Nacional

A CNPF também irá promover dois momentos de celebração nacional, que poderão ser acompanhados pelas redes sociais. No dia 1º de outubro, a partir das 18h, haverá a abertura nacional, com missa presidida por dom Ricardo Hoepers, direto da Catedral São Pedro, em Rio Grande. Na sequência, padre Crispim Guimarães conduz uma live aprofundando o tema da SNV 2020 com uma entrevista com a médica Mônica Guarnieri, missionária e voluntária da ONG Médicos Sem Fronteiras.

No dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, será realizada uma segunda live, encerrando a SNV 2020. Na ocasião, o Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, partilha sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil. Também serão apresentadas durante a live experiências concretas de cuidado com a vida em várias partes do Brasil.

Semana da Vida

A SNV foi instituída, em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Dia do Nascituro é dedicado às crianças que são gestadas nos ventres de suas mães. A data celebra o direito à proteção da vida, à saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar a consciência do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

*Com informações do site da CNPF