Semana da Vida 2019: Comissão propõe gestos para os dias 1º e 8 de outubro

0

De 1º a 8 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A iniciativa, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, propõe neste ano o tema “Em família defendemos a vida! Com alegria e esperança”.

*Dom Ricardo Hoepers. Foto: CNBB/Daniel Flores

Em entrevista ao site da CNBB, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão, dom Ricardo Hoepers, falou da importância desta semana. “A Semana Nacional da Vida é um momento oportuno de sensibilizar a sociedade civil como um todo e a própria Igreja para a promoção e defesa da vida, desde a concepção até o fim natural. É um momento e mobilização que nós podemos mostrar ao mundo que a vida é um dom de Deus, que a vida vale a pena, que a vida tem sentido e que a vida deve ser celebrada, sentida com alegria”.

Além do subsídio “Hora da Vida”, Dom Ricardo reforçou que a Comissão preparou uma iniciativa especial, que consiste em dois gestos: no dia 1º de outubro, todas as igrejas são convidadas a soar os sinos às 12h, às 15h e às 18h e fazer a oração do nascituro. Para o dia 8 de outubro, o convite é para a vigília pela vida. “Acender o maior número de velas, simbolizando a luz de Cristo, que dá sentido à nossa vida”, sugere o bispo.

Na Igreja Particular de Juiz de Fora, a programação da Semana da Vida será realizada de forma segmentada, nas paróquias. Em 8 de outubro, contudo, uma Missa marcará o Dia do Nascituro a nível arquidiocesano. Durante a celebração, que será às 19h, na Catedral Metropolitana, haverá bênção especial para as gestantes.

Reze a oração pela vida:

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais,
e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças,
nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!

*Com informações do site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X