Semana da Filosofia e Teologia tem última live hoje

Acontece hoje, (17), o último dia da Semana da Filosifa e Teologia, do Centro Universitário Academia, Uniacademia, e do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. A última live terá início às 19h, no facebook da Arquidiocese. Pela primeira vez a Semana da Filosofia e Teologia estão acontecendo simultaneamente e online. A proposta surgiu como uma alternativa para este período de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19.

O 2º dia começou com a oração inicial na capela do Seminário. Estavam presentes o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira e o Reitor do Seminário Monsenhor Luiz Carlos. Em sua fala, Dom Gil lembrou que a leitura do Evangelho reflete de maneira especial na Arquidiocese.

“O Evangelho de São Mateus, 10-27, é o tema do II Sinodo Arquidiocesano. Nós não imaginaríamos que iriamos ter um ano tão diferente, onde nem o Papa, nem o Rei, nem os cientistas imaginavam um ano desta forma. Quando programamos as nossas atividades sinodais, não podíamos imaginar que seria assim. Porém, Deus vem nos inspirando, pois a pandemia não é só perigo, morte, isolamento social, mas um tempo novo que Deus nos possibilita para descobrir métodos, jeitos e maneiras novas de proclamar seu Evangelho,” disse Dom Gil.

Em sua fala, Padre Fábio de Freitas Guimarães, agradeceu aos que estão acompanhando todos os dias as transmissões. “Todos aqueles que estão nos acompanhando neste segundo dia, que acompanharam no primeiro, estão sendo pacientes e generosos no tempo.” O fuso horário de Roma, a diferença é de 5 horas em relação ao horário de Brasíla, ou seja, Padre Fábio tem feito suas palestras no período da madrugada de onde está.

O Padre lembrou que, estar atento à uma live, buscando conhecimento, mesmo após um dia cansativo, é um ato de coragem e crescimento diante da família e de Deus. “Agradeça a sua esposa e ao seu esposo! Diga que o Padre está agradecendo por sua paciência e tolerância! Muitas vezes o marido chega em casa cansado, ou então a esposa (…) e está vendo as palestras, estudando, ouvindo o Padre falar. Agradeça a eles e deem a bênção do padre, por terem essa paciência e (…) dedicando esta noite para o seu estudo e formação, para viver melhor a vida cristã e poder amar com maior intensidade.”

O coordenador do curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, faz um convite a todos, para a última palestra do Padre Fábio. “Hoje é o último dia da Semana da Filosofia e Teologia, teremos o Padre Fábio , da Congregação para o Clero, que refletirá o tema “Por que estudar filosofia e teologia no século XXI?”. Você quer saber mesmo porque temos estes cursos para ser padre e se preparar bem para a pastoral? Então acesse o nosso facebook às 19h e estaremos lá para falar com você.”