Segurança Digital é tema da última Conexão Pascom de 2020

0

O convidado é o jornalista, professor e especialista em marketing digital, Yuri Almeida. Ele reflete o tema Segurança Digital em tempos de Fake News.

O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020, ao convidar os comunicadores a contarem boas histórias, chama a atenção para riscos que podem ameaçar a trama da vida e da nossa história.

Numa época em que se revela cada vez mais sofisticada a falsificação, atingindo níveis exponenciais (o deepfake), precisamos de sapiência para patrocinar e criar narrações belas, verdadeiras e boas. Necessitamos de coragem para rejeitar as falsas e depravadas. Precisamos de paciência e discernimento para descobrirmos histórias que nos ajudem a não perder o fio, no meio das inúmeras lacerações de hoje; histórias que tragam à luz a verdade daquilo que somos, mesmo na heroicidade oculta do dia a dia. (cf. Papa Francisco, Mensagem Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020)

Confira os temas que já foram trabalhados

Para favorecer o eixo da formação durante o período da pandemia, a Conexão Pascom promoveu palestras durante todo o ano com temas de interesse para a prática pastoral. Confira as edições anteriores e compartilhe com seus amigos pasconeiros.

A primeira Conexão Pascom aconteceu no dia 04 de maio, em clima de celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais e trouxe como tema: A vida se faz história. Participaram deste momento o jornalista Pe. Rafael Vieira e a pesquisadora de cultura popular, Sálua Chequer.

No dia 20 de junho, a jornalista vaticanista e mestre em História da Igreja, Mirticeli Dias refletiu o tema Re-pensar o cristianismo: do like ao amém.

A terceira conexão contou com a presença da vice-reitor da Unisinos (RS) e doutor em Ciências da Comunicação, padre Pedro Gilberto Gomes. O professor reflete o tema Novas narrativas para novos tempos na comunicação.

Com a proximidade do mês da Bíblia, o Conexão de Pascom realizado no dia 24 de agosto trouxe a temática Comunicar a palavra de Deus na Igreja em saída e teve a presença do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Em outubro, para marcar o Dia Nacional da Juventude, contamos com a presença da jornalista e doutoranda em Teologia pela PUC Rio, Andréia Gripp e do doutor em Educação Professor na Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Maurício Perondi. Eles refletiram o tema Juventudes e ambiência digital: perspectivas, compromissos e profetismo.

Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X