Segundo módulo da Escola de Formação para Educadores Católicos (EFEC) recebe inscrições

Escola de Formação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Já estão abertas as inscrições para o segundo módulo da Escola de Formação para Educadores Católicos (EFEC), que será realizado entre 20 e 24 de janeiro de 2016. Esta edição do encontro será regida pelo tema “O discipulado e o estilo pedagógico do Mestre Jesus”. O evento é uma realização da Arquidiocese de Juiz de Fora, da Comunidade Resgate, da Comunidade Católica Querigma, de São Carlos/SP, da Comunidade Operários da Messe, de Santa Bárbara D’Oeste/SP, e da Aliança da Misericórdia, de São Paulo/SP.

Entre os convidados a palestrarem, estão o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Padre João Roberto Campanini, da Diocese de São Carlos/SP, o fundador da Comunidade Católica Querigma, Antonio Donizetti Bianconi, e seu cofundador, Luis Eduardo Duarte Novais, a farmacêutica-bioquímica Renata Gusson Martins e o doutor em Engenharia Mecânica, escritor e apresentador, Felipe Aquino.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de janeiro, através da internet (clique aqui), onde os interessados deverão preencher formulário. Também é necessário fazer o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor pode variar dependendo da opção do inscrito em se hospedar, ou não, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e na Comunidade Resgate.

O primeiro módulo da EFEC foi realizado no último mês de julho e contou com a presença de cerca de cem pessoas, oriundas de todas as regiões do Brasil. O segundo módulo será realizado Auditório Mater Ecclesiae, no Edifício Christus Lumen Gentium, prédio da Cúria Metropolitana. O endereço é Avenida Barão do Rio Branco, 4.516 – Alto dos Passos.

Confira os temas a serem abordados no encontro:

1) O Documento de Aparecida e o processo formativo dos discípulos missionários
2) O testamento pastoral de Jesus: formar discípulos-mestres
3) O contexto formativo do mundo israelita e a educação que Jesus recebeu
4) Os métodos e as atitudes que distinguem Jesus como mestre
5) Estabelecimento de condições prévias para se iniciar um itinerário de discipulado
6) As relações essenciais do ser humano: com o mundo, com os demais, consigo mesmo e com Deus
7) A formação de um discípulo de Jesus
8) A Teologia do Corpo, de São João Paulo II
9) O Magistério da Igreja e a lei natural
10) Algumas questões fundamentais do ensino moral da Igreja
11) As pessoas consagradas e os fiéis leigos: testemunhas da fé na escola

Confira o currículo dos palestrantes:

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora/MG, mestre em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).

Padre João Roberto Campanini
Pároco junto à Paróquia Nossa Senhora de Fátima – São Carlos/SP, graduado em Economia, Filosofia e Teologia, psicólogo clínico e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Antonio Donizetti Bianconi
Fundador da comunidade Católica Querigma – São Carlos/SP, bacharel em Ciências Contábeis.

Luis Eduardo Duarte Novais
Cofundador da Comunidade Católica Querigma – São Carlos/SP, pedagogo, mestrando em Educação: Currículo junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Dra. Renata Gusson Martins
Farmacêutica-Bioquímica, graduada pela Universidade Católica de Santos. Pós-graduada (latu sensu) em biologia molecular pelo Centro de Extensão Universitário de São Paulo. É mestre em Ciência pela Coordenação de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CCD/SES-SP).

Prof. Felipe Aquino
Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e pelo ITA e mestre na mesma área pela UNIFEI, escritor e apresentador.


Outras informações:

Comunidade Resgate: (32) 3235-6300 / 3235-0429
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também