Segundo módulo da Escola de Formação para Educadores Católicos (EFEC) recebe inscrições

0

Já estão abertas as inscrições para o segundo módulo da Escola de Formação para Educadores Católicos (EFEC), que será realizado entre 20 e 24 de janeiro de 2016. Esta edição do encontro será regida pelo tema “O discipulado e o estilo pedagógico do Mestre Jesus”. O evento é uma realização da Arquidiocese de Juiz de Fora, da Comunidade Resgate, da Comunidade Católica Querigma, de São Carlos/SP, da Comunidade Operários da Messe, de Santa Bárbara D’Oeste/SP, e da Aliança da Misericórdia, de São Paulo/SP.

Entre os convidados a palestrarem, estão o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Padre João Roberto Campanini, da Diocese de São Carlos/SP, o fundador da Comunidade Católica Querigma, Antonio Donizetti Bianconi, e seu cofundador, Luis Eduardo Duarte Novais, a farmacêutica-bioquímica Renata Gusson Martins e o doutor em Engenharia Mecânica, escritor e apresentador, Felipe Aquino.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de janeiro, através da internet (clique aqui), onde os interessados deverão preencher formulário. Também é necessário fazer o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor pode variar dependendo da opção do inscrito em se hospedar, ou não, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e na Comunidade Resgate.

O primeiro módulo da EFEC foi realizado no último mês de julho e contou com a presença de cerca de cem pessoas, oriundas de todas as regiões do Brasil. O segundo módulo será realizado Auditório Mater Ecclesiae, no Edifício Christus Lumen Gentium, prédio da Cúria Metropolitana. O endereço é Avenida Barão do Rio Branco, 4.516 – Alto dos Passos.

Confira os temas a serem abordados no encontro:

1) O Documento de Aparecida e o processo formativo dos discípulos missionários
2) O testamento pastoral de Jesus: formar discípulos-mestres
3) O contexto formativo do mundo israelita e a educação que Jesus recebeu
4) Os métodos e as atitudes que distinguem Jesus como mestre
5) Estabelecimento de condições prévias para se iniciar um itinerário de discipulado
6) As relações essenciais do ser humano: com o mundo, com os demais, consigo mesmo e com Deus
7) A formação de um discípulo de Jesus
8) A Teologia do Corpo, de São João Paulo II
9) O Magistério da Igreja e a lei natural
10) Algumas questões fundamentais do ensino moral da Igreja
11) As pessoas consagradas e os fiéis leigos: testemunhas da fé na escola

Confira o currículo dos palestrantes:

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora/MG, mestre em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).

Padre João Roberto Campanini
Pároco junto à Paróquia Nossa Senhora de Fátima – São Carlos/SP, graduado em Economia, Filosofia e Teologia, psicólogo clínico e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Antonio Donizetti Bianconi
Fundador da comunidade Católica Querigma – São Carlos/SP, bacharel em Ciências Contábeis.

Luis Eduardo Duarte Novais
Cofundador da Comunidade Católica Querigma – São Carlos/SP, pedagogo, mestrando em Educação: Currículo junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Dra. Renata Gusson Martins
Farmacêutica-Bioquímica, graduada pela Universidade Católica de Santos. Pós-graduada (latu sensu) em biologia molecular pelo Centro de Extensão Universitário de São Paulo. É mestre em Ciência pela Coordenação de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CCD/SES-SP).

Prof. Felipe Aquino
Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e pelo ITA e mestre na mesma área pela UNIFEI, escritor e apresentador.


Outras informações:

Comunidade Resgate: (32) 3235-6300 / 3235-0429
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X