São Benedito é celebrado em outubro

No próximo domingo, 5 de outubro, os católicos celebram São Benedito. Em algumas comunidades da Arquidiocese, haverá programação em honra ao padroeiro.

Na Paróquia São Benedito, localizada no bairro de mesmo nome, haverá missa às 8h e ás 18h. A missa das 18h contará com a participação de todas as comunidades da paróquia. Além das celebrações, está programado um café da manhã com os jovens após a missa da manhã e funcionamento de barraquinhas após a missa da noite.

Já na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Monte Castelo, está programada missa às 8h, às 10h e às 19h. Durante a missa das 10h haverá bênção das panelas e dos cozinheiros. Haverá também o almoço franciscano. O valor é R$8 e o cardápio inclui, arroz, salpicão, tutu, pernil e farofa.

Confira a programação completa:

Paróquia São Benedito – São Benedito

*Avenida Agilberto Costa, 585 – São Benedito

Dia 5 de outubro – Domingo

8h – Missa

18h – Missa Solene com a participação e todas as comunidades

*Após a missa das 8h haverá um café da manhã com os jovens e após a missa das 18h, funcionamento de barraquinhas

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Monte Castelo

*Rua Mambaí, 130 – Monte Castelo

Dia 5 de outubro – Domingo

8h, 10 e 19h – Missa na Matriz e nas comunidades

10h – Missa de São Benedito com bênção das panelas e dos cozinheiros

12h almoço franciscano

Valor: R$8 / Cardápio: Arroz, salpicão, tutu, pernil e farofa

São Benedito

Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=380

A devoção a São Benedito é muito popular no Brasil. Cultuado inicialmente pelos escravos negros, por causa da cor de sua pele e de sua origem – era africano e negro -, passou a ser amado por toda a população como exemplo da humildade e da pobreza. Esse fato também lhe valeu o apelido que tinha em vida, “o Mouro”. Tal adjetivo, em italiano, é usado para todas as pessoas de pele escura e não apenas para os procedentes do Oriente. Já entre nós ele é chamado de São Benedito, o Negro, ou apenas “o Santo Negro”.

Há tanta identificação com a cristandade brasileira que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos vendidos na ilha. Aos 21 anos de idade, ingressou entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis, fundada por Jerônimo Lanza sob a Regra franciscana, em Palermo, capital da Sicília. Tornou-se um religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade, pela obediência e pela alegria numa vida de extrema penitência. Foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII.

Outras informações:

Paróquia São Benedito – São Benedito: (32) 3216-5155