São Benedito é celebrado a partir desta quarta-feira

Um dos santos mais queridos e cuja devoção é muito popular no Brasil é celebrado nesta quarta-feira, São Benedito. Cultuado inicialmente pelos escravos negros, por causa da cor de sua pele e de sua origem – era africano e negro -, passou a ser amado por toda a população como exemplo da humildade e da pobreza.

Há tanta identificação com a cristandade brasileira que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Na Arquidiocese, a paróquia do bairro homônimo é dedicada ao santo e realizará uma programação especial com início nesta quarta-feira. A igreja estará aberta durante o dia todo e, às 19h30, celebra Missa Festiva. Na sequência, haverá funcionamento de barraquinhas.

Para a festividade, as comunidades paroquiais receberão a visita da imagem do padroeiro. Na quinta-feira (6), às 19h, uma procissão acompanha a imagem até a Capela Nossa Senhora da Paz, em Vila Alpina, seguida de Santa Missa. Na sexta-feira (7), no mesmo horário, o santo e o povo seguem para a Capela Sagrado Coração de Maria, no bairro Santa Cândida, onde será a Celebração Eucarística. No sábado (8), São Benedito retorna para a Matriz. A procissão deixa a capela também às 19h.

Já no domingo (9), a festividade se encerra com Missa na Matriz, às 8h. A festa social se estende com show de prêmios, às 14h, na “Quadra do Fiote”.  Além disso, no dia 16 de outubro, a paróquia promove o Almoço do Padroeiro na Matriz, das 11h30 às 14h. No cardápio haverá arroz, tutu, macarronada salada e carne assada. O convite está sendo vendido por R$ 15.

A Paróquia São Benedito fica na Av. Agilberto Costa, 585 – Bairro São Benedito, em Juiz de Fora.