Santuários marianos de todo o mundo em oração pelo Sínodo

*Imagem: Agencia Eremo - Cathopic

A Secretaria Geral do Sínodo convidou as Igrejas dos cinco continentes a rezar neste dia 31 de maio, memória litúrgica da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria, pela XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos, agendada para Roma de 4 a 29 de outubro. O convite às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais católicas e aos Santuários Marianos para organizar celebrações e momentos de meditação e oração está em uma página web especial.

“Hoje, na conclusão do mês de maio, se rezará nos santuários marianos de todo o mundo pelo próximo Sínodo dos Bispos. Peçamos à Virgem Maria que acompanhe com a sua proteção materna esta importante etapa do Sínodo”, foi a mensagem do Papa Francisco em seu segundo tweet neste 31 de maio.

Também as comunidades paroquiais, em acordo com o próprio bispo, estão envolvidas nesta jornada. O objetivo é conscientizar o povo de Deus sobre a importância do processo sinodal e exortar os fiéis a acompanhá-lo com suas orações.

No último domingo, 28 de maio, no Regina Caeli, o Papa Francisco também convidou a rezar à Virgem Maria para que acompanhe a próxima etapa do Sínodo “com sua proteção materna”, lembrando que “estão previstos momentos de oração nos santuários marianos de todo o mundo em apoio aos preparativos da próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos”.

Encontros de oração nos grandes santuários marianos

“Maria, a Mãe de Deus, está sempre conosco no caminho sinodal, porque é também ‘Mãe da Igreja’; mãe de todos aqueles que são companheiros e discípulos de seu filho. Cada vez que nos sentimos perdidos, confusos ou hesitantes no caminho, basta olharmos para Ela que nos indica o caminho”, lê-se no documento “Por uma espiritualidade da sinodalidade”, elaborado pela Comissão de Espiritualidade do Sínodo, que foi escolhido como reflexão para a proposta mariana sinodal, acolhida também em vários santuários.

Entre os locais de culto indicados pelo portal do Sínodo, destaca-se o de Fátima, em Portugal, onde, às 18h30, na Capelinha das Aparições, está agendada uma oração especial do Terço, também transmitida em canais de rádio e televisão; o de Nossa Senhora de Czestochowa, na Polônia; o de Knock, na Irlanda, que oferece diversas comemorações.

Em Malta, os bispos escolheram o Santuário de Ta’ Pinu, na Diocese de Gozo, para rezar juntos, enquanto nas Filipinas, 26 santuários marianos nacionais e basílicas menores rezam simultaneamente, liderados pelo santuário internacional de Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem. No México o Santuário de Maria Desatadora dos Nós em Cancun reza pelo Sínodo durante todo o dia de hoje.

*Fonte: Site do Vatican News

Veja Também