Santuário São Judas Tadeu celebra padroeiro com grande festa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O último domingo, 28 de outubro, foi especial para a comunidade do Bairro Furtado de Menezes por conta da festa de seu padroeiro. O Santuário São Judas Tadeu celebrou esse dia com suas tradicionais missas, de duas em duas horas, e várias barraquinhas, de todos os tipos.

A missa das 8h foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo pároco, Padre Carlos Augusto Alves dos Santos. O Diácono Sebastião Afonso auxiliou na celebração. Com movimentação intensa, a igreja estava lotada; todos em busca da benção do patrono das causas impossíveis.

Para o Padre Pierre Cantarino, que celebrou a missa das 6h, foi um dia de alegria. “A comunidade São Judas Tadeu, um povo muito vivo, muito presente, se prepara com carinho para acolher cada peregrino, cada devoto de São Judas. Para nós é uma satisfação muito grande ver uma igreja viva, uma igreja presente e acolhedora. É um momento ímpar festejar nosso padroeiro”.

A preparação para a festa havia começado alguns meses antes, com a ajuda das comunidades da paróquia. “Durante a novena tivemos uma boa participação, vieram moradores de todo o bairro e vários padres convidados, inclusive sacerdotes que já participaram da nossa comunidade. Tudo com muita alegria, foi muito bonito, e hoje estamos aqui para a festa de São Judas”, conta Gibson do Carmo Guimarães, membro da comunidade e ministro da Sagrada Eucaristia há dez anos.

Segundo Dom Gil, “toda essa multidão, que vem para a igreja no dia de São Judas, vem cheia de fé. É uma expressão de fé profunda do amor de Deus, que na Sua misericórdia nos dá seus santos como intercessores, para nos ajudar a vencer as dificuldades desta vida”.

Na homilia, o arcebispo nomeou a celebração de “Missa da alegria”, já que no 30º Domingo do Tempo Comum as leituras revelam como Deus socorreu e libertou da escravidão o seu povo, além da alegria do sacerdote em saber que, apesar de suas fraquezas, é escolhido por Deus e testemunha da salvação do cego pela fé. Além disso, o arcebispo destacou a importância de três virtudes: fé, esperança e caridade. “Só com elas se recebe o amor de Deus”, disse.

Por conta da realização do segundo turno das eleições em todo o país, ao final da Santa Missa Dom Gil convidou todos a suplicarem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, pelo futuro da nação. Em seguida, o hino nacional foi cantado. No encerramento, houve uma bênção especial aos objetos de devoção com as relíquias de São Judas Tadeu.

Veja Também