O Santuário de São Miguel Arcanjo (SP) recebeu do Vaticano o título de Basílica Menor. A igreja, localizada na cidade de São Miguel Arcanjo (SP), foi inaugurada em 1952 e se tornou a primeira basílica da região de Itapetininga (SP).
O anúncio de Basílica Menor foi feito ao povo no dia 21 de junho, com o badalar dos sinos do Santuário. A missa de instalação de Basílica de São Miguel Arcanjo aconteceu no último dia 1º de setembro, e foi presidida pelo bispo da Diocese de Itapetininga (SP), Dom Gorgônio Alves da Encarnação.
O pedido de concessão do título foi enviado pelo bispo ao Vaticano e a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina Sacramental avaliou se o Santuário atendia aos critérios necessários para ser elevada à Basílica Menor. O documento, escrito em latim e assinado no dia 25 de maio pelo cardeal Robert Sara, do Vaticano, autoriza o santuário a se tornar uma basílica.
A partir de agora, a basílica torna-se uma igreja que oferece graças especiais. Os fiéis que visitam uma basílica podem obter a Indulgência Plenária, observando as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre), em datas especiais estabelecidas pela Igreja Católica.
Os fiéis vão notar no presbitério quatro sinais característicos de uma basílica: a cadeira do presidente das celebrações vai receber o Brasão do Vaticano; a umbrela, espécie de guarda-chuva que lembra o Papa e que a Basílica Menor é território pontifício; um pequeno sino, o tintinábulo; e a Virga Rubra, que acompanha as procissões.
De acordo com o pároco e reitor do Santuário, Padre Márcio Giordany Costa de Almeida, os devotos de São Miguel Arcanjo receberam a notícia com muita alegria. “Paira um clima de gratidão a Deus no coração de todos. Havia uma expectativa da concessão do título, mas a resposta veio em menos de dois meses da entrega do material no Vaticano”.
No mês de setembro, a Basílica deverá receber um número expressivo de visitantes, em virtude da festa de seu padroeiro. “Em clima especial de festa, devido ao recente título recebido, acreditamos que neste ano teremos um número grande de visitantes devotos de nosso Padroeiro”, afirmou Padre Márcio.
A Festa de São Miguel acontece de 20 a 30 de setembro e conta com uma programação diferenciada para acolher os devotos do Arcanjo.
*Fonte: A12