Santuário de Aparecida inaugura mosaico com cenas do livro do Êxodo

Foto: Thiago Leon/Portal A12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sob a intercessão de São José, patrono da Família dos Devotos, grande responsável pela realização das obras da Jornada Bíblica, a Santa Missa das 18h foi celebrada no Altar Central. A Eucaristia foi presidida pelo superior provincial da unidade Redentorista de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva e contou com a presença dos missionários redentoristas, do reitor padre Eduardo Catalfo, dos ecônomos padre Luiz Cláudio Alves de Macedo e padre Heliomarcos Ferraz.

Muitos momentos especiais marcaram a Santa Missa de Ação de Graças, como a presença do coro Arquidiocesano de Aparecida e alguns dos grandes nomes da música católica: Adriana Arydes, Diego Tigues da banda Anjos de Resgate e Ziza Fernandes.

Homilia

Na homilia da Missa festiva, padre Luis Cláudio refletiu sobre São José, destacando os exemplos de homem responsável, fiel, prudente e justo, que tem grande participação na obra de Deus.

O ecônomo do Santuário explicou por que o dia 19 foi escolhido para a

Detalhando sobre a realização das obras na Fachada Norte e a escolha do artista sacro padre Marko Ivan Rupnik, o sacerdote ressaltou:

O Santuário se torna uma grande Bíblia a céu aberto, apontado para nós a fundamentalidade da Palavra de Deus em nossas vidas. Não estamos realizando uma obra decorativa, mas estamos diante de uma arte litúrgica. O que vemos na Fachada externa quer ser um prolongamento daquilo que celebramos aqui, no interior dessa monumental Basílica”.

Entrega de um fragmento dos mosaicos

No fim da celebração, Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário de Aparecida apresentou um presente que foi deixado pelo Padre Rupnik. Um fragmento de mosaico que traz a figura de um peixe que na arte cristã simboliza Jesus Cristo, mas para Aparecida, simboliza a pesca milagrosa do encontro da imagem de Aparecida, disse o reitor,  reproduzindo a explicação do artista sacro, ao presentear o Santuário com este fragmento.

Como homenagem à comunidade redentorista, que está à frente do Santuário desde 1894, o reitor entregou o fragmento ao missionário redentorista, padre Jadir.

Gostaria de oferecer esse fragmento do mosaico ao padre Jadir, que na história recente do Santuário está entre os reitores mais longevos. Que Deus nos abençoe padre Jadir e abençoe a comunidade redentorista”.

O descortinar da fachada através de um livro

Para marcar a noite de entrega da Fachada Norte aos devotos, padre Luiz Cláudio anunciou oficialmente o lançamento do livro ‘Êxodo: Caminho para Libertação’, do padre Marko Ivan Rupnik.

Oferecemos a você este livro, para a leitura da Fachada Norte e leitura da Palavra de Deus… agradecemos ao padre Rupnik, autor do livro, por sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos”.

Logo após a Santa Missa, os devotos puderem se encantar e aprender um pouco mais sobre a história bíblica representada na Fachada Norte, com o musical ‘Caminho para a Liberdade’. Um show de luzes, músicas e encenações pelas páginas do Êxodo.

Fonte: Portal A12

Veja Também