Santo Padre nomeia dois novos bispos para Arquidiocese de Salvador (BA)

0

Dois novos Bispos Auxiliares foram nomeados pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 04 de novembro: Pe. Dorival Souza Barreto Júnior, da Arquidiocese de Montes Claros (MG), e Pe. Valter Magno de Carvalho, da Arquidiocese de Mariana (MG), ambos irão para Arquidiocese de Salvador (BA).

O Regional Leste 2 divulgou uma saudação, louvando a Deus pela  vida e ministério episcopal de ambos. “Neste tempo de travessia e esperança, alegramo-nos pela nomeação dos novos irmãos bispos e desejamos-lhes fecundo pastoreio junto ao povo de Deus confiado a eles em Salvador da Bahia. Recebam nossa gratidão pela presença fraterna, solicitude pastoral e empenho missionário com que exerceram o ministério presbiteral em suas respectivas Arquidioceses. Que Maria, a Imaculada Conceição e Santa Dulce dos Pobres, particular intercessora do povo baiano, lhes acompanhem ao longo da nova missão.”

Dados biográficos

Pe. Dorival Souza Barreto Júnior – Filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves, nasceu aos 10 de março de 1964, em Jequié (BA). Estudou Filosofia na Universidade Católica de Salvador-BA (1981-1983) e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ (1984-1987). Sucessivamente, estudou em Roma, onde obteve a Licenciatura em Liturgia no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo (1992-1995) e o Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (2000-2002). Também frequentou um curso de especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte (2009-2011). Foi ordenado sacerdote em 10 de março de 1988, incardinando-se na Arquidiocese de Montes Claros, onde desempenhou inúmeras funções. Desde 2013 é pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José a Montes Claros (MG).

Pe. Valter Magno de Carvalho – Nasceu em Capela Nova (MG), em 22 de fevereiro de 1973, filho de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José de Mariana. Foi ordenado sacerdote em 23 de agosto de 1997, incardinando-se na Arquidiocese Metropolitana de Mariana, onde desempenhou inúmeras funções. Desde 2014 é reitor do Seminário Maior São José. Também foi Diretor da Escola Diaconal São Lourenço, Membro do Colégio dos Consultores e Professor no Curso Propedêutico e no Instituto de Teologia local.

Fonte: Regional Leste 2

Conteúdo Relacionado
X