Santo Padre nomeia dois novos bispos para Arquidiocese de Salvador (BA)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Dois novos Bispos Auxiliares foram nomeados pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 04 de novembro: Pe. Dorival Souza Barreto Júnior, da Arquidiocese de Montes Claros (MG), e Pe. Valter Magno de Carvalho, da Arquidiocese de Mariana (MG), ambos irão para Arquidiocese de Salvador (BA).

O Regional Leste 2 divulgou uma saudação, louvando a Deus pela  vida e ministério episcopal de ambos. “Neste tempo de travessia e esperança, alegramo-nos pela nomeação dos novos irmãos bispos e desejamos-lhes fecundo pastoreio junto ao povo de Deus confiado a eles em Salvador da Bahia. Recebam nossa gratidão pela presença fraterna, solicitude pastoral e empenho missionário com que exerceram o ministério presbiteral em suas respectivas Arquidioceses. Que Maria, a Imaculada Conceição e Santa Dulce dos Pobres, particular intercessora do povo baiano, lhes acompanhem ao longo da nova missão.”

Dados biográficos

Pe. Dorival Souza Barreto Júnior – Filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves, nasceu aos 10 de março de 1964, em Jequié (BA). Estudou Filosofia na Universidade Católica de Salvador-BA (1981-1983) e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ (1984-1987). Sucessivamente, estudou em Roma, onde obteve a Licenciatura em Liturgia no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo (1992-1995) e o Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (2000-2002). Também frequentou um curso de especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte (2009-2011). Foi ordenado sacerdote em 10 de março de 1988, incardinando-se na Arquidiocese de Montes Claros, onde desempenhou inúmeras funções. Desde 2013 é pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José a Montes Claros (MG).

Pe. Valter Magno de Carvalho – Nasceu em Capela Nova (MG), em 22 de fevereiro de 1973, filho de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José de Mariana. Foi ordenado sacerdote em 23 de agosto de 1997, incardinando-se na Arquidiocese Metropolitana de Mariana, onde desempenhou inúmeras funções. Desde 2014 é reitor do Seminário Maior São José. Também foi Diretor da Escola Diaconal São Lourenço, Membro do Colégio dos Consultores e Professor no Curso Propedêutico e no Instituto de Teologia local.

Fonte: Regional Leste 2

Veja Também