Santo Antônio: celebração lembra padroeiro do Seminário Arquidiocesano

1011067 466189940140169 1128810846 n
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã desta sexta-feira (13), dia de Santo Antônio, uma celebração reuniu formadores e seminaristas do Seminário Arquidiocesano, que leva o nome do padroeiro da Arquidiocese e de Juiz de Fora. A Santa Missa, realizada no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Concelebraram com ele os padres Geraldo Dondici Vieira – reitor do Seminário Santo Antônio -, Eduardo Almeida da Rocha, Leonardo José de Souza Pinheiro, José de Anchieta Moura Lima, Laureandro Lima da Silva e Éder Luiz Pereira. Também participaram da celebração os diáconos Nivaldo Dias Ferreira, Leonardo Loures e José Maria Vieira Novaes, além do Coral Arquidiocesano Benedictus.

Durante a homilia, Dom Gil refletiu sobre o Evangelho (Lc 10, 1-9), no qual Jesus envia seus apóstolos à missão e os orienta sobre como devem agir. Segundo o arcebispo, Santo Antônio foi um exemplo de discípulo que colocou em prática tais recomendações. “Pregador fervoroso, Santo Antônio via nos pequeninos o próprio Cristo. Ele acreditava que não é só com a palavra que pregamos, mas com a nossa própria vida. ‘Cessem as palavras e falem as obras’, era o que dizia”.

O arcebispo também destacou o fato de o nome do Seminário homenagear Santo Antônio. “O padroeiro de nosso Seminário reflete luzes muito significativas para quem quer dedicar a sua vida inteiramente a Deus, como é o caso do padre. Santo Antônio foi um exemplo de dedicação ao estudo, à oração, à Palavra de Deus, à castidade, ao amor a Nossa Senhora. Mas ele não é exemplo só para seminaristas e padres, e sim para todos. Exemplo de fidelidade ao amor de Deus, de cumprimento da promessa batismal”.

Ao final da Santa Eucaristia, os presentes seguiram em procissão em direção ao Seminário Santo Antônio com a Relíquia do santo para a bênção do mastro e dos tradicionais pãezinhos do padroeiro. No local, Dom Gil também abriu oficialmente a Feira de Santo Antônio, que irá até este domingo (15).

Confira aqui as fotos da celebração desta sexta-feira.

 

Outras informações:

Seminário Arquidiocesano Santo Antônio: (32) 3239-8600

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também