Santa Rita de Jacutinga (MG) festeja os 160 anos de nascimento de Monsenhor Marciano

0

Entre os dias 15 e 17 de novembro, a Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no município de Santa Rita de Jacutinga (MG), realizou uma festa em homenagem aos 160 anos do nascimento de Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca. Na sexta-feira (15) e no sábado (16), a vida do chamado “Padrinho Vigário”, cujo processo de beatificação e canonização já corre na Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé, foi celebrada com meditações do terço e café partilhado.

*Foto: Facebook da Paróquia Santa Rita de Cássia

A programação festiva foi encerrada no domingo (17), com a realização de três Missas ao longo do dia. Duas delas foram presididas pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, que é natural de Santa Rita. “Monsenhor Marciano deixou legado de fé, de esperança, de amor, de compromisso com Deus e com os irmãos e irmãs. Em uma vida de santidade, soube unir fé e vida, oração e ação, espiritualidade e cidadania. Um homem que marcou a história da nossa paróquia Santa Rita de Cássia e do município de Santa Rita de Jacutinga. Ele organizou a comissão e conseguiu, com a ajuda de Deus, e emancipação desse município”, contou o sacerdote em entrevista à WebTV “A Voz Católica”.

Monsenhor Luiz Carlos ainda falou sobre o processo de beatificação. “Ainda em vida, sempre se referiam a ele como o santo sacerdote. Após o seu falecimento, o corpo foi sepultado na Igreja Matriz e as pessoas visitavam o túmulo pedindo a sua intercessão junto a Deus. Muitos relatos de graças especiais e milagres foram constatados, e esse desejo de vê-lo declarado santo sempre esteve presente”.

Segundo o pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Padre Márcio Aurélio Neves, a figura do Padrinho Vigário ainda marca a história da cidade. “É uma data muito importante para todos nós, porque lembramos de todos os feitos da vida e da história de Monsenhor Marciano, e o bem que ele realizou quando passou aqui nessa terra. Foram 59 anos de vida fecundos aqui, espalhando a semente da esperança, do amor e do reino de Deus”, finalizou.

Após a última Missa do domingo (17), os fiéis foram convidados a participar de uma ação entre amigos no Salão Paroquial. Toda a verba arrecadada será destinada ao processo de beatificação e canonização de Monsenhor Marciano.

Veja a cobertura feita pela WebTV “A Voz Católica”:

Conteúdo Relacionado
X