Santa Missa marca o encerramento do ano letivo no Seminário Santo Antônio

0

Na manhã da última quinta-feira, 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a missa de encerramento do ano letivo no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Concelebraram com o pastor o reitor da instituição, Pe. Roberto José da Silva, o coordenador do curso de Teologia, Pe. Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, o animador da Dimensão Pastoral, Pe. José de Anchieta Moura Lima, e o reitor do Seminário Menor Bento XVI, Pe. José Sávio Ricardo. A celebração teve, ainda, a participação do diácono recém-ordenado Emerson de Assis Braz.

No início da missa, Dom Gil destacou que o momento era de agradecimento. “Devemos agradecer por tudo o que se passou durante todo esse ano em nossas vidas. Agradecer não é uma obrigação, é uma virtude”. O pastor lembrou, ainda, que a celebração marcava a despedida do diácono Emerson, que, a partir de agora, dedica-se ao serviço diaconal em busca de sua ordenação presbiteral.

Em sua homilia, o arcebispo fez uma avaliação das tantas coisas boas, e também possíveis falhas, que aconteceram ao longo do ano. Ele refletiu, ainda, sobre Santa Luzia, protetora dos olhos, a quem dedicou especialmente uma oração ao final da celebração.

Nos avisos finais, comunicou que, a partir do próximo ano, o Pe. José Sávio deixará a função de formador no Seminário Menor Bento XVI e que, em breve, o nome do novo reitor será anunciado. Dom Gil agradeceu carinhosamente os serviços prestados pelo sacerdote, que, por sua vez, também aproveitou para agradecer. “Sempre aprendi muito dentro do Seminário, desde a época de aluno até os dias de hoje, como formador. Por isso, quero agradecer a cada um de vocês”.

Ao final da celebração, todos participaram de um almoço de confraternização.

*Colaboração: Leandro Novaes

Conteúdo Relacionado
X