Santa Missa marca início do semestre letivo no Seminário Santo Antônio

0

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, a missa inaugural do segundo semestre letivo de 2019. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a presença do Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, do vice-reitor, Padre Antônio Camilo de Paiva, e de padres do Conselho de Formação, além de professores, funcionários e alunos dos cursos de Filosofia e Teologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Dom Gil começou a homilia saudando os presentes e o novo reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos. Ao abordar a importância dos estudos no Seminário, ele lembrou que “é lugar de fé. É pela fé que nos reunimos, estudamos com atenção as matérias que nos são apresentadas, para que no final dos tempos, saibamos explicar tudo aos outros, não tanto com palavras, mas com a vida”, destacou.

O Arcebispo fez ainda uma reflexão sobre o sentido do abandono ao mundo e a entrega dos estudos daqueles que se interessam em viver a vida consagrada. “Por que a Igreja pede que um candidato ao sacerdócio passe por várias preparações? Qual o sentido de tudo isso? Alguém poderia responder que é para tornar os padres mais competentes, controladores de suas razões e para aprender técnicas de pastoral, mas não é isso! A Igreja pede isso a si mesma para que, aqueles que vão assumir uma tarefa tão importante, que é pregar o nome do Senhor e celebrar Seus mistérios, faça em primeiro lugar aquilo que Deus espera de Israel, como está na primeira leitura de hoje, do livro de Deuteronômio”.

O pastor reforçou a importância de seguirmos os mandamentos de Deus, para que sejamos fiéis ao seu propósito. “Como seria bom se cada um de nós lembrássemos do capítulo décimo de Deuteronômio, os mandamentos do Senhor. Eles são preceitos para que as coisas andem corretamente, para que as pessoas saibam amar acima de tudo e colocar a fé acima de todas as coisas. Deus precisa estar acima de tudo o que podemos pensar”.

Dom Gil finalizou sua homilia convidando todos a olharem para a vida com os olhos da fé, glorificando a Deus e não as coisas terrenas. “As surpresas de Deus vêm mediante nossa fé. Quando olhamos a vida através dela as surpresas são agradabilíssimas, porém, ao olharmos humanamente para as coisas, as nossas surpresas são desagradáveis pois não são do jeito de Deus”. E completou: “Nós somos feitos para glorificar ao Senhor. Igreja, glorifique o Senhor! Seminário, glorifique o Senhor! Todos são chamados a glorificar e amar, como Jesus amou”.

*Colaboração: Elias Arruda

Conteúdo Relacionado
X